TV afegã transmite entrevista com líder do talibã e homens armados
Membros do grupo entraram com armas nos estúdios do jornal
Circula nas redes sociais um vídeo com trecho de 1 programa de televisão gravado em Cabul, no Afeganistão, que mostra apresentador cercado por 7 talibãs armados.
O âncora Mirwais Haidari Haqdoost entrevistava o comandante do grupo, Qari Samiullah. Assista ao vídeo (42s):
Esse vídeo do apresentador de televisão petrificado e apavorado com dois rebeldes do talibã armados atrás dele em rede nacional de televisão afegã não parece real, mas é real, e eu tô muito assustado q tudo isso está acontecendo em pleno 2021
— x (@oleuzin) August 29, 2021
Em determinado momento, o apresentador indaga sobre as “alegações que o Talibã ainda faz às pessoas, mas há críticas que há uma diferença entre palavras e ações do Talibã. O povo demanda que esses compromissos e ações do Talibã sejam os mesmos”.
O comandante do Talibã responde: “Minha primeira mensagem à nação é para que não se preocupe. Fiquem e vivam em sua nação e em suas casas. Sua nação precisa de vocês, e nós vamos protegê-los. Se Deus quiser, nós vamos tentar estabelecer uma atmosfera segura em todas as províncias do Afeganistão, então o povo não precisará se preocupar e nem temer os mujahideen (combatentes), porque eles são nossos irmãos”.
O programa foi ao ar em 27 de agosto, segundo a Reuters. Ou seja, dias antes dos EUA encerrarem presença militar no Afeganistão depois de 20 anos.
Pouco depois, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a relação do governo norte-americano com o Afeganistão dependerá da conquista de legitimidade do Talibã à frente do país, principalmente em relação à possibilidade dos afegãos se mudarem para outras nações.