Trump ameaça entrar com ação na Justiça contra resultado de eleições
Criticou cédulas enviadas após pleito Disse que vai entrar com advogados
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou entrar com uma ação legal na Justiça contra o resultado da eleição presidencial. A informação foi divulgada pelo Financial Times.
Trump falou em “fraude” e “manipulação” na contagem dos votos em Nevada e Pensilvânia – neste estado, eles podem ser contabilizados por até 3 dias após o dia da eleição, de acordo com decisão da Suprema Corte norte-americana.
“Acho que é terrível que as cédulas possam ser recebidas após uma eleição”, declarou o mandatário. “Na noite do dia 3 [quando a eleição termina] vamos entrar com nossos advogados”, insistiu.
O pleito está marcado para esta 3ª (03.nov.2020). O presidente estadunidense negou ter afirmado que irá se declarar vencedor na noite da eleição, se parecer que está “à frente” na disputa presidencial contra o democrata e ex-vice-presidente Joe Biden.
A fala de Trump foi divulgada pelo site Axios, que ouviu 3 fontes próximas ao presidente. Segundo o site, Trump se declarará reeleito mesmo se o resultado do Colégio Eleitoral ainda depender de 1 grande número de votos não contados em Estados importantes como a Pensilvânia, que só deve encerrar a apuração dos votos na 6ª feira (6.nov.2020).
BIDEN EM VANTAGEM
A apenas 1 dia da eleição presidencial nos Estados Unidos, o candidato democrata Joe Biden tem 53,2% da preferência dos eleitores norte-americanos, enquanto Donald Trump é a escolha de 44,3%. Os dados são de pesquisa realizada pela YouGov e divulgada nesta 2ª feira (2.nov.2020).
O levantamento foi feito de 30 de outubro a 1º de novembro e ouviu 99.049 pessoas. Foram considerados 1.501 eleitores registrados nos Estados Unidos para o cálculo final dos percentuais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
De acordo com o estudo, Joe Biden teria hoje 364 delegados dentre os 538 que compõem o Colégio Eleitoral. O candidato à reeleição, Donald Trump, teria 174.