Rei Charles 3º: tudo sobre a coroação do novo Rei da Inglaterra
A coroação do rei Charles 3 acontece no próximo sábado (6). Assim como nos últimos 900 anos, o evento será na Abadia de Westminster e, desta vez, terá a condução do arcebispo de Canterbury, Justin Welby.
De acordo com o jornal The National News, a cerimônia será tão pomposa quanto o funeral de Elizabeth 2.
Como manda a tradição, o evento acontece meses após a ascensão de Charles ao trono, dando tempo para o luto e os preparativos após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos.
A coroação é composta pelas fases de reconhecimento, juramento, unção e investidura (coroação, entronização e homenagem). Antes, tem início uma procissão no Palácio de Buckingham que segue pela avenida The Mall até a Abadia.
Em seguida, já na Abadia, o arcebispo de Canterbury e outros clérigos cumprimentam o rei e a rainha. O Reitor de Westminster, David Hoyle, dá as boas-vindas a ambos e os conduz à cadeira de coroação, no centro da Abadia. Durante a coroação, os trajes são levados em procissão, com 16 pessoas carregando as insígnias do rei e da rainha.
A unção na coroação do rei Charles 3
Após o juramento, o soberano e a rainha são ungidos com óleo sagrado pelo Arcebispo, no ponto central da cerimônia religiosa. Para a coroa britânica, o ato representa que o monarca tem o “direito divino de governar o país”.
O rei então remove seu manto e se senta na cadeira feita em 1.300, sob um dossel de seda ou tecido de ouro mantido por quatro cavaleiros da Ordem de Jarreteira. Com uma ampola dourada em formato de águia e uma colher de unção de prata dourada, a joia mais antiga da coroa, do século 12, o rei é ungido novamente. Enquanto isso, o coro entoa o hino de coroação “Zadok, o Sacerdote“.
Sob a cadeira, estará a Pedra do Destino, símbolo sagrado da monarquia escocesa, capturado pelo rei Eduardo da Inglaterra. Enfim, o arcebispo de Canterbury coloca a coroa de Santo Eduardo no rei, e Camilla recebe a coroa de rainha.
Durante o processo, o monarca veste sua túnica e supertúnica, de ouro, e é presenteado com uma espada de pedras preciosas e esporas (símbolo da cavalaria) e braçadeiras, as duas últimas também de ouro. Ele ainda vestirá o manto real dourado e receberá outros itens, incluindo o anel de coroação no quarto dedo da mão direita. Ao coroá-lo, quem está presente grita “Deus, Salve o Rei”.
Por fim, depois de uma bênção, o rei sobe ao trono. O arcebispo, príncipes e nobres homenageiam o monarca, jurando lealdade ao colocar suas mãos entre as do rei, tocar a coroa e beijar sua mão direita.
Juramento real
Na coroação, o rei e a rainha fazem o juramento, em que Charles 3 prometerá “reinar de acordo com a lei, exercer a justiça com misericórdia e manter a Igreja da Inglaterra”. Em seguida, com a espada do estado empunhada à sua frente, ele vai ao altar e diz: “As coisas que aqui prometi antes, cumprirei e guardarei. Então, me ajude, Deus”.
Por fim, o rei beija a Bíblia e assina o juramento, antes de ser apresentado, com sua esposa, ao povo do Reino Unido. Antes de retornar ao Palácio de Buckingham, os monarcas acenam para a multidão. Farão parte do reconhecimento o Arcebispo de Canterbury, a Baronesa Valerie Amos, Lady Elish Angiolini e Christopher Finney, presidente da Victoria Cross and George Cross Association.