Príncipe Harry irá ao funeral de Philip
Tinha boa convivência com o avô Meghan Markle não participará
O príncipe Harry irá ao funeral do seu avô, o príncipe Philip, que morreu na 6ª feira (9.abr.2021) aos 99 anos. A cerimônia será no próximo domingo (17.abr), em uma reunião familiar restrita. É o que o marido da rainha Elizabeth 2ª desejava.
Harry deixou oficialmente as funções da família real em março de 2020 e se mudou para os Estados Unidos com sua mulher, Meghan Markle, e seu filho. Essa é a 1ª vez que ele retorna desde a entrevista com Oprah Winfrey, em que revelaram supostos casos de racismo por parte da realeza britânica.
Meghan não comparecerá ao funeral. Foi aconselhada a não viajar de avião por seu médico. Ela está grávida do 2º filho do casal.
A relação de Harry com o avô era boa. O príncipe afirmou, em entrevista ao apresentador James Corden, que quando saiu do Reino Unido manteve contato por videochamada com os avós para que eles pudessem ver o bisneto. Na entrevista com Oprah, Harry também afirmou que nem a rainha Elizabeth 2ª nem o príncipe Philip estavam envolvidos nos comentários racistas da família sobre Meghan e seu filho, Archie.
Depois da morte de Philip, o site da Fundação Archewell, comandada por Harry e Meghan fez uma homenagem ao marido da rainha. Em uma página única, sem links ou outras abas, o site diz: “Em memória de Sua Alteza Real, o Duque de Edimburgo, 1921-2021. Obrigado pelos seus serviços… Sua ausência será muito sentida.”
Duque de Edimburgo é o título oficial do príncipe Philip dentro da realeza britânica. O marido da rainha Elizabeth serviu a coroa britânica como cônjuge por 69 anos, um recorde.