Príncipe Harry fala sobre seu processo de luto ao perder a mãe: ‘Meu anjo da guarda’
Príncipe Harry também fala sobre ter sofrido comparações com seu irmão a vida toda
Em nova entrevista à revista People para divulgar seu livro Spare, que foi lançado nesta terça, príncipe Harry (38) compartilhou que pela primeira vez na vida sente que o mundo está vendo-o de verdade por quem ele é e em seus próprios termos. O príncipe também escreve que por muitas vezes se via definido pela mídia como o irmão reserva em comparação a seu irmão mais velho, o príncipe William (40).
“Embora eu saiba que muito sobre a minha vida é difícil de se relacionar, eu acho que a maioria dos irmãos podem se identificar em sofrer comparações, eu e meu irmão não somos exceções.”, disse Harry para a People.
O livro explora desde a morte de sua mãe, a princesa Diana (1961-1997), quando Harry tinha apenas 12 anos, quando Harry perdeu sua virgindade aos 17 anos e também sua difícil relação com seu pai rei Charles (74) e seus desentimentos com o irmão William.
“Por muitos anos eu tive uma dificuldade enorme em falar sobre a morte da minha mãe. Eu era incapaz de processar que ela tinha partido. Eu não tenho certeza se alguma pessoa consegue ter um enceramento quando se trata da morte de algum pai, ou qualquer pessoa, especialmente quando o luto é a única coisa que restou deles.”, contou o príncipe.
O filho mais novo de Diana continuou: “Meu processo de cura me permitiu chegar em um estado em que consigo sentir a presença da minha mãe mais do que nunca. Ela está comigo o tempo todo. Meu anjo da guarda “.
Morando na Califórnia junto da sua esposa, Meghan Markle (41), e seus dois filhos, Archie (3) e Lilibet, de 19 meses, Harry diz que finalmente se sente livre para usar sua própria voz contra a instituição, a família real e a imprensa britânica. “Meu relacionamento com a Meghan abriu meus olhos de uma maneira que eu temo que se não fosse ela eu jamais entenderia.”
“Nós vivemos em um mundo sistemicamente racista, e nenhum de nós é imune aos efeitos disso. Eu sou alguém privilegiado por causa do meu lugar na sociedade. Eu entendo isso muito melhor hoje em dia do que entendia a um tempo atrás. Tive que aprender muito e igualmente desaprender, não é um processo simples, mas é satisfatório. Eu sou um marido e pai melhor por causa disso”, finalizou Harry.