Presidentes da América Latina parabenizam Gabriel Boric por vitória no Chile
Líderes do Uruguai, Peru, Equador, Cuba, Bolívia, Colômbia e Argentina fizeram publicações nas redes sociais após resultado da eleição presidencial chilena
Os presidentes de diversos países da América Latina fizeram publicações no Twitter neste domingo (19) para parabenizar o deputado Gabriel Boric pela vitória na eleição presidencial do Chile.
Boric derrotou o advogado José Antonio Kast, candidato de extrema-direita, segundo o Serviço Eleitoral do país. Com 99,47% das urnas apuradas, o novo presidente tinha 55,86% dos votos, enquanto seu adversário tinha 44,14%.
O atual presidente do Chile, Sebastian Piñera parabenizou seu futuro sucessor pela vitória neste domingo: “Felicito Gabriel Boric por seu triunfo, e desejo o maior dos êxitos a seu governo. Você será presidente de todos os chilenos, e terá a missão de unir a todos os nossos compatritoras. O amor pelo Chile é sentido por todos, e sei que fará seus melhores esforços a serviço do país”.
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, afirmou: “parabenizo o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, e lhe desejo éxito para o bem do povo chileno”. O mandatário do Equador, Guillermo Lasso, enviou um “cumprimento fraterno ao povo chileno, que hoje elegeu seu novo presidente, Gabriel Boric. [Desejo] Êxito em sua gestão pelo bem-estar do seu povo”.
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, também fez uma publicação na rede social. “Quero parabenizar Gabriel Boric por ter sido eleito presidente do querido povo do Chile. Temos que assumir o compromisso de fortalecer os laços de irmandade que unem nossos países e de trabalhar junto à região para por um fim à desigualdade na América Latina”.
Em sua publicação, o presidente da Colômbia, Iván Duque, afirmou: “parabenizamos Gabriel Boric pela sua eleição como novo presidente do Chile. Expresso nosso interesse em continuar trabalhando conjuntamente para fortalecer a histórica e fraterna relação bilateral que nos une. Somos países irmãos”.
“Parabéns pelo triunfo, meu querido amigo Gabriel Boric! A vitória que alcançou é do povo chileno, e os povos latino americanos que querem viver em liberdade, paz, justiça e dignidade a compartilham! Continuemos lutando pela unidade de nossas nações”, afirmou Pedro Castillo, presidente do Peru que também se elegeu em 2021.
Miguel Díaz-Canal, presidente de Cuba, também cumprimentou o novo presidente: “Felicitações cordiais a Gabriel Boric por sua eleição como presidente do Chile em uma história vitória popular. Ratificamos a vontade de ampliar as relações bilaterais e de cooperação entre ambos os povos e governos”.
O presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce, foi outro líder que parabenizou Boric. “Saudamos o triunfo eleitoral de Gabrie Boric, que é o triunfo do povo chileno. A democracia latino americana se fortalece com base na unidade, o respeito e, sobre tudo, a vontade e o empenho dos nossos povos. Felicidades ao presidente eleito do Chile!”, afirmou.
Na Europa, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, felicitou Boric: “parabéns Gabriel Boric por sua vitória nas eleições presidenciais do Chile. O povo chileno avança com esperança para um futuro mais justo, feminista e ecologista. Nossos países continuarão reforçando suas relações, fortalecendo os laços entre a América Latina e a União Europeia”.