Lituânia vai pedir que os EUA enviem tropas permanentes
Demanda contraria exigências de presidente da Rússia; mlitares dos Estados Unidos já desembarcaram na Romênia e na Polônia
A tensão no leste europeu ganhou um novo “personagem” nesta quarta-feira (9). A Lituânia, que faz fronteira com o território russo, também quer o reforço de tropas americanas, demanda que contraria as exigências do presidente Vladimir Putin para uma saída diplomática da crise.
A Lituânia vai pedir aos Estados Unidos que estacionem permanentemente tropas no país para ajudar a aumentar a segurança, segundo afirmação feita pelo presidente do país báltico nesta quarta-feira.
Desde 2019, os Estados Unidos implantaram rotações não sobrepostas de grupos de batalha de cerca de 500 soldados e equipamentos na Lituânia.
“É claro que falaremos com os EUA para garantir que as forças rotativas doo país estejam na Lituânia permanentemente”, disse o presidente Gitanas Nauseda em entrevista coletiva.
“Esse seria o melhor impulso à segurança e dissuasão que a Otan poderia fornecer não apenas à Lituânia, mas a toda a região”, disse Nauseda.