É pouco provável ver paz entre Rússia e Ucrânia no curto prazo, diz especialista
Discursos contundentes de Biden e Putin nesta terça-feira reforçam cenário distante para negociação, de acordo com professora de relações internacionais Denilde Holzahacker
Prestes a completar um ano, na próxima sexta-feira (24), a guerra entre a Rússia e a Ucrânia parece ainda estar longe de um acordo de paz, na visão da professora de relações internacionais da ESPM Denilde Holzahacker.
“Para ter uma negociação, teria que ter as duas partes pelo menos acordando em alguns pontos, e não vemos esse movimento acontecendo”, disse ela em entrevista à CNN na noite desta terça-feira (21).
“Há uma expectativa de que a viagem do ministro das relações exteriores da China à Rússia possa ser uma sinalização de criar um grupo para negociar a paz, mas há muitas desconfianças de ambos os lados, muitas informações desencontradas, e isso dificulta o encaminhamento para a negociação. Então é pouco provável de ver isso no curto prazo”, continuou.
Nesta terça-feira, tanto o presidente russo, Vladimir Putin, quanto o norte-americano, Joe Biden, fizeram discursos contundentes e agressivos na defesa de seus lados no conflito, o que, na visão de Denilde, reforça a “expectativa de que, no front, vai continuar nessas escaladas dos dois lados”.
Veja a entrevista completa no vídeo acima;