Transporte em vans passa por adequações e segue funcionando no Tocantins
Serviço teve grande queda no número de passageiros por causa da pandemia de Covid-19. Algumas rotas foram paralisadas porque fronteiras de outros estados foram fechadas.
O transporte de passageiros em vans continua funcionando no estado, mas o número de veículos e de usuários caiu bastante por causa da pandemia de coronavírus. Nesta segunda-feira (13), por exemplo, um dos veículos saiu da Rodoviária de Palmas com apenas duas pessoas.
O empresário Bruno Henrique conta que está evitando viajar. Ele prefere fazer o despacho das encomendas. “Questão de segurança principalmente e também porque caiu [as vendas], não pode ter aglomeração. Para evitar essa aglomeração em vans eu tô despachando encomendas agora porque é até melhor para evitar o contato”, disse.
Antes da pandemia as empresas vendiam, em média, 40 passagens presenciais. Hoje esse número não passa de dez, pois a maior parte dos passageiros prefere comprar por telefone.
Tem menos gente viajando e também menos veículos rodando. As vans tiveram a quantidade e os intervalos alterados. “Algumas delas tiveram que ser interrompidas devido às barreiras que foram fechadas, igual Imperatriz (MA), a de Conceição do Araguaia (PA) também foi interditada hoje”, disse o agente de viagens Wanderson Rodrigues.
A quantidade reduzida de veículos e do número de passageiros atende exigências da resolução da Agência Tocantinense de Regulação (ATR). “Nós determinamos que os carros tivessem cuidados com higienização, disponibilidade de álcool em gel, orientação para que não ocupe mais de 50% da capacidade de assentos em cada van”, disse o presidente da ATR, Edson Cabral.
As empresas de transporte estão sendo fiscalizadas e se estiverem em desacordo podem ser penalizadas. O objetivo é evitar a disseminação da Covid-19.