RJ: Witzel diz que quem for flagrado em aglomeração será autuado
Com apoio do MP-RJ, governador afirmou que estabelecimentos comerciais que não seguirem as regras vão ser fechados pela Polícia Militar
O governador do Rio, Wilson Witzel, anunciou nesta terça-feira (5) que vai aumentar a fiscalização para punir quem descumpre as medidas de isolamento social.
Segundo Witzel, as pessoas que forem flagradas em aglomerações serão encaminhadas para as delegacias e autuadas pelo crime de desobediência e responsabilizadas por seus atos.
A decisão foi tomada após uma reunião realizada pela manhã, por videoconferência, com representantes do MP-RJ (Ministérío Público do Rio de Janeiro) e do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), além dos secretários de Saúde e da Casa Civil.
Witzel explicou que por recomendação do MP-RJ, a Polícia Militar vai fechar estabelecimentos comerciais que não estiverem cumprindo as determinações de isolamento. Os que não estão autorizados a funcionar, por não serem serviços essenciais, serão fechados e também multados por descumprimento das regras.
“Estamos intensificando essas medidas para impedir que a população se contamine e tenhamos mais pessoas indo para os hospitais públicos e privados, que estão no seu limite de atendimento neste momento”, disse Witzel.
Ainda de acordo com o governador, a decisão foi tomada devido ao aumento da população nas ruas. Wilson Witzel reforçou o pedido para as pessoas só saírem de casa para serviços essenciais, como compras de alimentos ou ir ao médico.
Segundos os dados divulgados, 60% da população estão nas ruas, o que pode elevar mais rapidamente a disseminação do vírus.
*Sob supervisão de Paulo Guilherme