Restituição do Imposto de Renda: Lote residual terá maior correção. Veja
A Receita Federal pagará no dia 31 de outubro o lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023. O dinheiro, destinado a 354.509 contribuintes, sofrerá correção de 5,25% no valor, com base na Selic, que atualmente está em 13,25% ao ano.
A consulta ao lote está aberta desde terça-feira (24). Para conferir a informação, o usuário deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Nesse espaço, o contribuinte precisa informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração. Depois, conseguirá saber se irá ou não receber o dinheiro no dia 31 de outubro.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for efetuado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB.
Malha fina
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, deverá abrir um requerimento pelo Portal e-CAC para solicitar o recebimento do dinheiro. Para fazer isso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda”, clicando por fim em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Vale destacar que cronograma de lotes regulares do Imposto de Renda 2023 já foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro de 2023. Nos próximos meses, serão pagos os lotes residuais, destinados a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração. Por isso, caso tenha caído na malha fina, o contribuinte pode checar se terá acesso ao dinheiro nesse tipo de lote.