Restituição do Imposto de Renda 2023: como consultar o lote residual?
No total, o valor pago aos contribuintes será de R$ 762,9 milhões
A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (23), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023. O lote contempla 358.737 contribuintes, que receberão R$ 762,9 milhões.
O pagamento do lote residual será realizado em 30 de novembro. Os contribuintes que estiverem contemplados poderão consultar o status da restituição no site da Receita Federal ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.
Para saber se você tem direito à restituição do IRPF, basta acessar o portal ou APP e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Confira quem vai receber o lote residual de novembro:
- 5.774 idosos acima de 80 anos
- 58.060 idosos entre 60 e 79 anos
- 6.654 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 14.863 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 129.019 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix
- 144.367 contribuintes não prioritários
Os lotes residuais de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) são aqueles pagos pela Receita Federal a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.
O valor da restituição do IRPF é depositado na conta bancária indicada pelo contribuinte na hora de entregar a declaração.
O contribuinte também pode optar por receber a restituição do IRPF por meio do Pix. Para isso, basta informar o CPF ou CNPJ e a chave Pix na hora de entregar a declaração.
Colaborou: Gabrielly Bento