Relatório da Comissão de Impeachment decide pela instauração de processo contra Carlesse
Os deputados membros da comissão especial de impeachment aprovaram, por unanimidade, o parecer sobre o pedido de cassação do governador afastado, Mauro Carlesse (PSL). A leitura e votação do documento ocorreu no plenarinho da Assembleia Legislativa, em Palmas, na noite desta quinta-feira (3).
A sessão iniciou às 18h e terminou por volta das 20h. O parecer foi lido pelo relator, deputado Júnior Geo (PROS), que encerrou a leitura votando pela instauração do processo de impeachment contra Carlesse. Logo depois o texto foi votado e aprovado pelos demais membros da comissão.
Nesta quinta-feira (3) o governador Mauro Carlesse entrou com um mandado de segurança, no Tribunal de Justiça, pedindo a suspensão dos trabalhos da comissão. O pedido foi negado pelo gabinete do desembargador Ronaldo Eurípedes.
Leitura do parecer
Durante a leitura do parecer, o relator, deputado Júnior Geo (PROS), relembrou diversos pontos levantados pelas investigações da Polícia Federal e pela Procuradoria-geral da República, durante as operações Éris e Hygea.
Segundo o parecer, o governador Mauro Carlesse interferiu em investigações da Polícia Civil e promoveu um “elaborado esquema de recebimento de propina” no âmbito do Plansaúde – plano de saúde dos servidores públicos.
Durante o voto, o relator afirmou que o pedido de impeachment reúne todos os requisitos jurídicos necessários para prosseguimento do processo. Destacou também que a Comissão Especial não tem objetivo de avaliar a procedência ou improcedência da denúncia, que será função do Tribunal Misto – formado por deputados e desembargadores -, mas analisar os requisitos de admissibilidade.