Príncipes William e Harry se encontram em homenagem a princesa Diana
Esse foi o segundo encontro público entre os irmãos desde a entrevista de Harry e Meghan à Oprah
Os príncipes Harry e William se encontraram nesta 5ª feira (1º.jul.2021) para a inauguração da estátua em homenagem a mãe, Diana. O evento foi nos jardins do Palácio de Kensington, local que Lady Di morou e onde William vive atualmente.
A homenagem foi realizada porque, se estivesse viva, Diana completaria 60 anos nesta 5ª feira (1º.jul.2021). “Todos os dias, desejamos que ela ainda estivesse conosco e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e de seu legado”, disseram os irmãos em comunicado.
A “princesa do povo” morreu em um acidente de carro em Paris em 1997. Na época, William tinha 15 anos e Harry, 12.
A estátua de bronze, projetada por Ian Rank-Broadley, representa Diana ao centro cercada por 3 crianças, em referência às ações de caridade da princesa, como a luta pelas crianças africanas com HIV. Segundo os príncipes, o memorial foi criado para homenagear “seu amor, força e caráter”.
Cerca de 30 pessoas participaram da inauguração, incluindo os irmãos da princesa Charles Spencer, Sarah McCorquodale e Jane Fellowes. O príncipe Charles preferiu não ir à cerimônia para não “reabrir velhas feridas”, segundo disse um dos seus parentes ao jornal The Times. Diana foi casada com Charles por 15 anos e se divorciou dele em 1996.
Assista ao vídeo (2min 31s):
O evento também foi marcado pela expectativa do segundo encontro entre os irmãos depois que Harry e sua mulher Meghan Markle revelaram supostos casos de racismo por parte da realeza britânica, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey.
Sobre as declarações dadas por Harry e Meghan, o príncipe William foi o primeiro membro da família real a se pronunciar publicamente. “Nós não somos nem um pouco uma família racista”, disse ele ao ser questionado por um repórter do canal de televisão Sky News.
A relação entre o casal e a família real já estava desgastada antes da entrevista. Em 2020, ambos se mudaram para os Estados Unidos e anunciaram que iriam abrir mão do título de “alteza real” e não iriam mais receber dinheiro público.
Por causa da morte do príncipe Philip em abril de 2021, os irmãos se encontraram pela primeira vez no funeral do avô. A cerimônia foi realizada em uma reunião familiar restrita.