Presidente da Câmara se reúne com ministro do STF Gilmar Mendes
Lira fez um pronunciamento mais cedo após ataques do presidente Jair Bolsonaro
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu na tarde desta quarta-feira (8/9) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A reunião ocorreu no prédio do Supremo. Mais cedo, Lira fez um pronunciamento após as manifestações de 7 de setembro de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, com pedidos de destituição dos ministros do Supremo e ataque aos poderes.
Lira não adotou um discurso duro, mas disse que não pode admitir questionamentos “sobre decisões tomadas e superadas como a do voto impresso”. “Uma vez definida, vira-se a página”, pontuou. O deputado ainda afirmou: “Os poderes têm delimitações. O tal quadrado deve circunscrever o seu raio de atuação. Isso define respeito e harmonia”.
Na manifestação da última terça-feira (7), o presidente Bolsonaro discursou em Brasília e em São Paulo, ocasiões em que atacou o Supremo. Na capital federal, manifestantes continuam na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, com faixas e com o intuito de ir em direção ao prédio do STF. Na terça, o R7 presenciou duas tentativas dos manifestantes de ultrapassarem a barreira policial para seguir ao Supremo.