Nunes Marques é sorteado relator de ação contra Bolsonaro por diálogo com Kajuru
Senador Jorge Kajuru divulgou conteúdo de conversa com presidente sobre CPI da Covid
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, foi sorteado o relator de ação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo conteúdo de conversa com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), gravada e divulgada no último domingo (11) pelo parlamentar.
Na conversa, Bolsonaro pressionou para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a condução do governo federal na Covid-19 seja ampliada para apurar também governadores e prefeitos, no uso de verbas federais.
Em ação apresentada por parlamentares, é afirmado que o diálogo se trata do chefe do Poder Executivo pressionando membro do Poder Legislativo a interferir na instauração de um processo de investigação de que é alvo, inclusive por meio do acionamento de processos contra membros do Poder Judiciário, que determinaram a instalação da CPI.
“Não há aqui nenhuma dúvida do cometimento de graves crimes de responsabilidade por parte do noticiado”, dizem os parlamentares. A ação é movida pelos deputados federal David Miranda (RJ), Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bonfim (SP) e Viviane Reis (PA), os quatro do PSOL.
A ação, encaminhada ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, também destaca que os pedidos, realizados pelo presidente ao senador, “têm como fim o seu favorecimento pessoal, porque o noticiado avalia que estas ações têm o condão de criar as condições para a obstrução da CPI em questão, que o tem como alvo”.