Netflix lamenta acidente que matou dois atores e anuncia interrupção das filmagens; o que se sabe até agora
Raymundo Garduño Cruz e Juan Francisco González Aguilar morreram e outros seis membros da equipe de ‘The Chosen One’ ficaram feridos após van capotar na quinta-feira (16), no México
Em comunicado enviado aos sites inglês Mirror e Metro, a Netflix confirmou o acidente de van que matou dois atores da série ‘The Chosen One’ e anunciou a interrupção das filmagens. Raymundo Garduño Cruz e Juan Francisco González Aguilar morreram e outros seis membros da equipe ficaram feridos, na quinta-feira (16), no México.
“Estamos tristes em confirmar que dois membros do elenco faleceram após um trágico acidente no trânsito de Santa Rosalía para o aeroporto local”, começa o comunicado emitido aos sites na noite de sábado (18).
A Netflix atualizou, ainda, a situação dos outros seis feridos, que seguem sem ser identificados: “Dois outros membros do elenco e quatro membros da equipe ficaram feridos, mas permanecem estáveis. As investigações estão em andamento sobre as razões do acidente, e a produção foi interrompida por alguns dias por respeito às vítimas. Nossos pensamentos estão com eles e suas famílias neste momento.”
A van capotou na cidade de Santa Rosalía, no estado da Baixa Califórnia Sur, no México. De acordo com o The Washington Post, o veículo capotou após sair de uma estrada em uma área deserta da região.
A Secretaria de Cultura da Baja California divulgou uma imagem com as fotos de Raymundo Cruz e Juan Francisco Aguilar e prestou solidariedade aos familiares diante “desta irreparável perda”.
Amigos lamentam
Ao Daily Beast, uma colega de uma das vítimas pediu uma investigação mais profunda sobre a tragédia com a equipe de ‘The Chosen One’.
Liliana Conlisk Gallegos, amiga de Juan Franciso González Aguilar, falou sobre o ator, conhecido como ‘Paco Mufote’. “Paco tocou o coração de todos que conheceu, ele era um grande ator com uma trajetória forte. Ele se sacrificou por seu amor pela atuação. Gostaria de exigir que isso seja mais investigado. Se nada de errado estivesse acontecendo, então não deveria haver problema em fornecer as informações”, disse.
No Twitter, o ator Fernando Bonilla, amigo de Raymundo, fez um longo post no Twitter para falar sobre o colega. “Era um amigo alegre e generoso. Escrevi para ele há poucas horas porque estava trabalhando em Tijuana e não pudemos nos encontrar, justamente porque ele estava ocupado com o projeto que lhe custou a vida”, escreveu em trecho.
No Facebook, Rick Zazueta, amigo dos dois, foi mais forte nas palavras e acusou a Netflix de ter sangue nas mãos. “As suas mortes são uma tragédia não só pelo roubo destes talentos, mas principalmente porque estas mortes têm culpados. Há semanas que as pessoas próximas dessa produção sabem que a logística tem sido péssima. Os atores não pararam de reclamar do quão mal estão sendo tratados especificamente no tema de transporte e logística”, acusou. “A Netflix também tem sangue nas mãos, a empresa bilionária optou por trabalhar fora do sindicato de atores”, detonou.