Marcelo Chamusca mostra confiança em reformulação do Botafogo
Novo técnico chega ao Glorioso com o objetivo de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro
Marcelo Chamusca já planeja seu trabalho no Botafogo em 2021. Anunciado em 19 de fevereiro, o novo técnico do Glorioso reconhece o grande desafio de levar o time de volta à elite do Campeonato Brasileiro.
Com a disputa da Série B do Brasileirão pela frente, o clube carioca precisa de reformulação. O presidente Durcésio Mello está em início de mandato e trabalha para recolocar o time na elite do futebol brasileiro. O Botafogo encerrou a temporada 2020 como lanterna da competição nacional.
“É um grande desafio. Antes de aceitar o convite, conversei bastante com nosso executivo, Eduardo Freeland, que foi contratado para fazer uma reestruturação, o presidente também conversou bastante comigo, existe um novo comando. Senti na minha chegada um ambiente muito propício à essa restruturação”, afirmou Chamusca, em entrevista à “Rádio Bandeirantes”.
O comandante de 54 anos chega ao clube carioca credenciado por ser o único treinador a conquistar o acesso em todas as divisões do Campeonato Brasileiro, sendo três em cinco anos. Chamusca levou o Salgueiro à Série C em 2013, o Guarani à B em 2016 e o Ceará à primeira divisão em 2017.
Marcelo Chamusca se destacou no ano passado, comandando o Cuiabá. Além da conquista do título da Copa Verde, dirigiu o time mato-grossense na maior parte da campanha do acesso à Série A de 2021, feito inédito para o Dourado. Por seu trabalho, acabou sendo contratado pelo Fortaleza, mas foi demitido após nove jogos – quatro derrotas, quatro empates e uma vitória.
Em sua carreira, conquistou a Copa Verde, o Campeonato Paraense 2017 (Paysandu) e dois Campeonatos Cearenses pelo Ceará (2015 e 2018).
O Botafogo encerra a temporada 2020 nesta quinta-feira, 25, às 21h30 (de Brasília), contra o Ceará, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Após o duelo contra o Vozão, o time terá pela frente a estreia da temporada 2021, com a disputa do Campeonato Carioca.
“No planejamento que está sendo feito há muitas decisões que serão tomadas depois do jogo (contra o Ceará). Temos que conversar com alguns atletas, ver o sentimento com relação a permanência, analisando o mercado e vendo os jogadores que iremos contratar. Quando cheguei já tinha um bom número de jogadores contratados que já já vão ser anunciados. O Botafogo está fazendo uma reformulação com muita calma, com muito equilíbrio, e a ideia é montarmos uma equipe competitiva para começar a encaixar no Campeonato Carioca e entrar na Série B numa boa condição”, completou.