Lula lamenta morte de Fábio Barreto: “Agradeço sua dedicação”
Cineasta, diretor dos filmes "O Quatrilho" e "Lula, o Filho do Brasil" morreu nesta quarta-feira (20) após passar nove anos em coma por conta de um acidente de carro
Lula lamentou a morte do cineasta Fábio Barreto, diretor do filme “Lula, O Filho do Brasil”. Pelo Twitter, na manhã desta quinta-feira (21), o ex-presidente da República escreveu:
“Depois de anos de um trágico acidente, Fábio descansou. Meu carinho, minha solidariedade e abraço fraterno para seu pai, Luiz Carlos Barreto, sua mãe, Lucy, seus familiares, amigos e admiradores”, disse Lula.
“Depois de décadas, conseguiu o feito raro de disputar um Oscar de melhor filme estrangeiro com ‘O Quatrilho’. Agradeço sua dedicação e o carinho com que tratou a mim, minha mãe, Marisa e o movimento sindical no filme que fez sobre minha juventude”, continuou o ex-presidente.
Fábio Barreto morreu na noite desta quarta, no Rio de Janeiro, após um coma que durou nove anos. A informação foi confirmada por sua filha Júlia Barreto à Marie Claire. “Meu pai estava internado no Hospital Samaritano, no Rio. O velório será nesta sexta de manhã e a cremação, à tarde”, afirmou ela.
Depois de décadas, conseguiu o feito raro de disputar um Oscar de melhor filme estrangeiro com “O Quatrilho”. Agradeço sua dedicação e o carinho com que tratou a mim, minha mãe, Marisa e o movimento sindical no filme que fez sobre minha juventude.
— Lula (@LulaOficial) 21 de novembro de 2019
O diretor de O Quatrilho (1995) – filme estrelado por Glória Pires e Patricia Pillar, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro – , e diretor e co-autor de “Lula, o Filho do Brasil” (2010), sofreu um acidente de carro em dezembro de 2009, episódio que o levou ao coma.
Ele voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim dirigindo uma Pajero Mitsubishi quando, na rua Real Grandeza, no bairro de Botafogo, no Rio, ocorreu a tragédia: por volta de 20h50, Fábio tentou desviar de um outro veículo que passava pelo mesmo local e acabou capotando. Segundo uma testemunha, o cineasta, que estava sozinho no carro, teve o veículo fechado pelo automóvel e despencou de uma altura de quatro metros, para a outra pista.