Lula embarca em viagem à Europa; agenda prevê encontros com Papa, Macron e presidente da Itália
Roteiro prevê compromissos de terça a sexta-feira em Roma, no Vaticano e em Paris. Guerra na Ucrânia, questões ambientias e acordo Mercosul-UE estão na pauta de Lula.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na noite desta segunda-feira (19) para uma nova viagem à Europa, a terceira desde que retornou ao Palácio do Planalto.
O primeiro compromisso de Lula será nesta terça-feira (20), uma reunião com o sociólogo Domenico De Masi, em Roma, primeiro destino da viagem. Os encontros com políticos irão de quarta (21) a sexta-feira (23).
Entre os temas previstos para discussão estão a guerra na Ucrânia, preservação ambiental e o acordo entre Mercosul e União Europeia.
Veja a seguir a agenda completa:
Quarta-feira (21)
- Reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, em Roma;
- Audiência com o papa Francisco, no Vaticano;
- Encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Quinta-feira (22)
- Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris;
- Discurso no evento do Power Our Planet, no Campo de Marte, em Paris;
- Jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron aos chefes de delegação participantes da cúpula.
Sexta-feira (23)
- Participação no Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris;
- Almoço de trabalho oferecido por Macron a Lula.
Papa Francisco
Lula terá seu primeiro encontro com o Papa Francisco do terceiro mandato. O encontro ocorrerá cinco dias após o pontífice, principal autoridade da Igreja Católica no mundo, deixar o hospital. Francisco ficou nove dias internado por causa de uma cirurgia no intestino.
Lula afirmou que partiu dele a iniciativa de pedir a audiência com o Papa. Ele pretende discutir com Francisco ações contra a desigualdade e para alcançar um acordo capaz de paralisar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Mercosul-União Europeia
Lula também irá a Paris para participar, ao lado de líderes políticos de outros países, da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, evento que terá Macron como anfitrião.
Lula terá agenda bilateral com o presidente francês, que o apoiou na eleição do ano passado. O petista adiantou, em entrevista nesta segunda, que deseja discutir as condições do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
“Eu quero discutir com Macron a questão do parlamento francês, que aprovou endurecimento do acordo Mercosul-União Europeia. A União Europeia não pode tentar ameaçar o Mercosul, de punir o Mercosul se não cumprir isso ou aquilo”, disse.
Lula já criticou recentemente o dispositivo acrescentado ao acordo que prevê a aplicação de sanções em caso de descumprimentos de obrigações dos países signatários. O governo brasileiro tem reclamado deste documento adicional.
LEIA TAMBÉM:
O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão, para ser feita a assinatura.
Festival
A agenda de Lula prevê na quinta a participação do presidente no festival Power Our Planet, em Paris. O evento contará com shows de Lenny Kravitz, Billie Eilish e H.E.R.
Segundo a colunista do g1 Julia Duailibi, o convite a Lula para participação no festival foi feito pelo vocalista do Coldplay, Chris Martin. O presidente e o músico se encontraram no Brasil, em março, quando Chris Martin veio ao país para uma turnê.
Nesta segunda, Lula comentou, em entrevista à emissora do governo, sua participação no festival. “Um ato público com vários dirigentes políticos, com vários artistas, e eu serei um orador desse encontro para falar da questão ambiental”, disse.