Há navios demais ancorados nos portos

Assim como Pessoa, também queria o espírito dessa frase entre nós. Há navios demais ancorados nos portos, com bandeiras arriadas e marujos indecisos com medo da tempestade. Entrar no mar de maneira organizada é necessário para viver e combater os piratas

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Navegar é preciso, viver não é preciso”, é uma famosa frase do poeta português Fernando Pessoa, certo? Errado. Esta frase foi dita pelo general romano Pompeu Magno, que viveu no século I a.C. Pompeu encontrou nesta frase uma forma de encorajar seus marinheiros durante a escolta de uma frota atingida por forte tempestade, no transporte de provisões para Roma.

O comandante do navio havia orientado que Pompeu não partisse, e teve como resposta: “Navigare necesse, vivere non est necesse”. Como missão dada para Pompeu era missão cumprida, o general conseguiu chegar em Roma, tendo sido eleito cônsul, com o apoio do povo que o via como herói.

No século XIV o poeta italiano Petrarca fez uma roupagem na expressão que ficou conhecida como: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Fernando Pessoa escreveu: “Quero para mim o espírito dessa frase”.

Assim como Pessoa, também queria o espírito dessa frase entre nós. Há navios demais ancorados nos portos, com bandeiras arriadas e marujos indecisos com medo da tempestade. Entrar no mar de maneira organizada é necessário para viver e combater os piratas.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte brasil247
você pode gostar também