Glenn Greenwald anuncia saída do The Intercept
O jornalista Glenn Greenwald anunciou nas redes sociais sua saída do site The Intercept, do qual é um dos fundadores. Ele recebeu diversos prêmios por uma reportagem sobre a NSA (Agência Nacional de Segurança) e publicou diversas matérias, junto com outros veículos jornalísticos, em que revelou diversas conversas do ex-ministro Sergio Moro e do ex-procurador Deltan Dallagnol na Operação Lava Jato.
Glenn disse para o jornal The Washington Post que tomou a decisão após os editores do site o censurarem por tentar publicar uma matéria em que revela depoimentos de testemunhas que criticavam a conduta do candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden. Segundo o jornalista, a matéria só seria publicada se fossem removidas todas as críticas ao político.
“As mesmas tendências de repressão, censura e homogeneidade ideológica que assolam a imprensa nacional geralmente engolfaram o meio de comunicação que eu co-fundei, culminando na censura de meus próprios artigos”, disse nas redes sociais.
My Resignation From The Intercept
The same trends of repression, censorship and ideological homogeneity plaguing the national press generally have engulfed the media outlet I co-founded, culminating in censorship of my own articles.https://t.co/dZrlYGfEBf
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) October 29, 2020
“A partir de agora, publicarei meu jornalismo na Substack (plataforma online), onde vários outros jornalistas vieram para praticar o jornalismo livre do clima cada vez mais repressivo que está engolfando a grande mídia nacional lojas em todo o país”, disse o jornalista.