Esquilo testa positivo para peste bubônica no Colorado

A doença causou uma das pandemias mais devastadoras da história, durante o século 14

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Autoridades de saúde pública nos Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (14) que um esquilo no Colorado testou positivo para a peste bubônica. É o primeiro caso recente a ser registrado em um animal nos Estados Unidos.

A cidade de Morrison, no estado do Colorado, fez o anúncio dizendo que o esquilo é o primeiro caso de peste no condado de Jefferson. “A peste é uma doença infecciosa causada pela bactéria Yersinia pestis. Ela pode ser contraída por seres humanos e animais domésticos, porém o risco é baixo se as devidas precauções forem tomadas”, disseram autoridades da Saúde Pública do Condado de Jefferson (JCPH) em comunicado divulgado ao público.

Segundo informações do Centers for Disease Control dos EUA, é possível que os humanos sejam infectados com a peste bubônica por picadas de pulgas infectadas e pelo contato direto com sangue ou tecidos de animais infectados, como tosse ou picada.

Os pacientes com a doença geralmente desenvolvem febre, dor de cabeça, calafrios e fraqueza e um ou mais linfonodos inchados, doloridos e doloridos. Hoje em dia, é possível tratar a doença com antibióticos.

A Agência de Saúde Pública do Condado de Jefferson afirmou ainda que os gatos são altamente suscetíveis à peste, diferente de cães, que correm menos risco porém podem pegar e carregar pulgas de roedores infectadas pela peste.

A doença causou uma pandemia entre 1347 e 1351, afetando principalmente a Europa e a Ásias, uma das mais devastadoras da história, matando entre 75 e 200 milhões de pessoas. Segundo o CDC, na era pré-antibiótica (1900 a 1941), a mortalidade entre os infectados pela peste nos Estados Unidos era de 66%. Os antibióticos reduziram bastante a mortalidade e, em 1990-2010, a mortalidade geral havia diminuído para 11%.

Outros casos

Na região da Mongólia Interior, na China, as autoridades locais de saúde anunciaram que descobriram um caso suspeito de peste bubônica na semana passada, depois que um fazendeiro foi hospitalizado. A Reuters também informou que quatro casos suspeitos de peste foram descobertos na Mongólia Interior em novembro do ano passado. Um outro casal mongol morreu de peste bubônica depois de comer carne crua de marmota no ano passado.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte revistamarieclaire
você pode gostar também