Defesa pede exame de sanidade mental para autor de atentado a creche em SC

-- Publicidade --

-- Publicidade --

SÃO PAULO — A defesa do jovem que deixou cinco vítimas em ataque a uma creque no município de Saudades (SC), na manhã da terça-feira, pediu à Justiça um exame para avaliar a sanidade mental do autor do atentado. Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, está internado num hospital da região após esfaquear três bebês e duas funcionárias da escola e tentar cortar o próprio pescoço.

O juiz Cario Lembruber Taborda, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no entanto, deve esperar pelo depoimento de Fabiano à polícia, caso o jovem tenha alta do hospital, para autorizar o exame. Sua situação é estável e não há risco de morte, segundo o advogado Kleber dos Passos Jardim, nomeado pela Justiça catarinense para o caso.

Em decisão expedida nesta quarta-feira, Taborda determinou a quebra de sigilo de dados de Fabiano, solicitada pelo promotor de justiça Douglas Dellazari. A decisão permitirá aos investigadores acesso ao notebook e pendrive apreendidos na residência onde o investigado mora com os pais.

Dellazari afirmou que a análise do material pode ajudar a traçar o perfil do jovem e entender sua motivação para o ataque. Junto do notebook, a polícia apreendeu um facão, uma faca, R$ 11 mil em espécie, um video game e um jogo da franquia GTA.

— As duas diligências que permanecem são o interrogatório dele (Fabiano)e da análise do notebook. A polícia quer entender se ele contou com ajuda de terceiros e qual foi a motivação — disse o promotor.

Taborda acatou, no mesmo despacho, um pedido do Ministério Público e converteu a prisão em flagrante de Fabiano em prisão preventiva. Ele está internado no hospital, sem previsão de alta, e escoltado pela polícia. A promotoria responsável pelo caso disse ser provável que o jovem, tendo condições de saúde, preste depoimento na delegacia e não no hospital, por conta da pandemia.

O delegado Jerônimo Marçal ouviu nesta familiares de Fabiano. Na terça, as professores da creche e vizinhos que foram ao local socorrer as vítimas já tinham prestado depoimento.

Fabiano foi autuado por cinco homicídios triplamente qualificados e uma tentativa de homicídio triplamente qualificado, segundo a polícia. O agressor agiu por motivo torpe com uso de meio cruel e utilizou recurso que impossibilitou a defesa das vítimas — contra crianças com menos de 2 anos de idade e professoras indefesas, que estavam em seu horário de trabalho.

O bebê que ficou ferido durante o ataque seguia internado no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, até a tarde desta quarta-feira. Seu quadro clínico era considerável estável.

O ataque foi realizado na manhã da terça-feira, quando Fabiano Kipper Mai invadiu o Centro de Educação Infantil Aquarela, em Saudades, no oeste catarinense. Ele esfaqueou quatro crianças e duas funcionárias do estabelecimento, mas só um bebê sobreviveu.

O enterro e o velório das vítimas foram realizados na manhã desta quarta-feira. O governo de Santa Catarina decretou luto de três dias no estado.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte yahoo
você pode gostar também