CORONAVÍRUS: JUSTIÇA MANDA FECHAR FRIGORÍFICO NO PARANÁ POR 14 DIAS
Até o dia 9 de junho, em todo o Paraná, 567 trabalhadores de frigoríficos testaram positivo para Covid-19; duas pessoas morreram
A Justiça do Trabalho suspendeu todas as atividades do frigorífico Avenorte Avícola Cianorte Ltda., dona da marca Guibon, em Cianorte, no Noroeste do Paraná, após contaminação 193 funcionários por Covid-19, segundo a decisão tomada nesta segunda-feira (22).
O pedido foi protocolado na sexta-feira (19) pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR). A suspensão será de 14 dias.
A Justiça do Trabalho também determinou a testagem para identificação da Covid-19 em todos os trabalhadores do frigorífico. São aproximadamente 3 mil funcionários.
A decisão liminar foi tomada a pedido do MPT-PR em razão do surto de contaminação do novo coronavírus no estabelecimento. O MPT-PR identificou a ocorrência de centenas de casos entre os empregados e a insuficiência das medidas implementadas pela empresa para evitar as infecções.
A Justiça do Trabalho estabeleceu multa diária de R$ 500 por funcionário em caso de descumprimento da decisão.
A reportagem está tentado contato com a empresa, que ainda não se manifestou publicamente.
Frigoríficos
Além da Avenorte Avícola Cianorte Ltda, no dia 5 de junho, o MPT-PR solicitou o afastamento dos funcionários dos frigoríficos Frialves e Frisuínos, da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), em Cascavel, no Oeste do Paraná. A Justiça do Trabalho ainda não se manifestou sobre o caso.
O Paraná tem mais de 300 empresas no setor. De acordo com dados do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), até o dia 9 de junho, 567 trabalhadores de frigoríficos testaram positivo para Covid-19 e duas pessoas morreram.