Com pulmões comprometidos pela Covid, senadora Kátia Abreu segue internada em hospital de SP
Parlamentar está em tratamento no hospital Sírio Libanês. Segundo a assessoria, Kátia deverá ficar internada nos próximos dias até passar o período considerado crítico.
Diagnosticada com Covid-19, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) segue internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa, exames apontaram que o grau de comprometimento dos pulmões está abaixo de 50%, o que é considerado gravidade moderada — até 25% significa baixa gravidade e acima dos 50%, alta gravidade.
A senadora está tomando corticoide, antibióticos e anticoagulante. A informação é que a parlamentar deverá ficar internada nos próximos dias até passar o período considerado crítico.
No hospital, está sendo acompanhada pelo marido e atendida pelo infectologista Dr. David Uip, que é seu médico há anos, segundo a nota divulgada.
“Agradecemos o atendimento médico inicial em Palmas, feito pelo Dr. Rafael Nogueira (infectologista) e Dra. Fernanda (pneumologista), que foi de fundamental importância para o sucesso do tratamento. Rogamos a Deus que a vacina seja disponibilizada com urgência, para a proteção de todos nós. Pedimos, em especial, pela saúde de todos os brasileiros”, afirmou a senadora.
Entenda
A senadora foi internada no último domingo (22) no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Ela foi até a unidade após apresentar febre e exames de imagem constarem uma inflamação em um dos pulmões. A parlamentar anunciou que está com a Covid-19 na terça-feira (17). Ela não precisou de nenhum tipo de intubação e não está em Unidade de Terapia Intensiva.
A informação de que ela estava infectada foi publicada pela própria parlamentar no Twitter. Ela disse que sentiu um mal estar e algumas dores nas costas. Kátia Abreu disse que realizou quatro testes na última semana porque três integrantes da equipe dela testaram positivo para a doença. Ela não especificou quem são estas pessoas e nem qual o estado de saúde delas.
A senadora estava isolada na casa dela, em Palmas e foi a São Paulo em um voo particular. Em março, o filho dela, o ex-vereador Iratã Abreu, também testou positivo para a doença. Ele teve sintomas leves e não apresentou febre.