Ciclone extratropical pode causar grandes chuvas na região Sul e Sudeste do país
As temperaturas máximas não ultrapassam os 20°C e as mínimas podem chegar a 10°C
Foi anunciada nesta quinta-feira (15) a chegada de um ciclone extratropical que coloca um alerta de tempestades para as regiões Sul e Sudeste do país.
O fenômeno irá atuar até sexta-feira (16) nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e a Defesa Civil, existe o risco dos grandes volumes pluviométricos causarem inundações e deslizamentos, especialmente nas cidades do litoral.
O ciclone se aproxima da costa e aumenta o risco de chuvas torrenciais, que devem cair em uma curta janela de tempo. Os temporais podem acontecer entre a tarde de quinta e a madrugada de sexta.
As temperaturas começam a despencar nas regiões a partir desta quinta-feira, deixando as máximas abaixo de 20°C nos três estados da região sul. Na sexta, a mínima em Curitiba será de 10ºC. Já em Porto Alegre a menor temperatura deve ser de 12°C e, em São Paulo, os termômetros devem marcar no mínimo 15°C.
Na porção norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a tempestade será mais intensa. Existe um alto risco de deslizamento de encostas e transbordamento de rios.