Chuva forte deixa Rio de Janeiro em estágio de atenção por 4 horas
Foram registrados mais de 40 bolsões d'água em diferentes bairros
Pelo menos 36 sirenes foram acionadas pela Defesa Civil do município do Rio de Janeiro por causa da forte chuva que atingiu a cidade nesta quinta-feira (30). O temporal fez a capital fluminense ficar quase quatro horas em estágio de atenção. Esse é o terceiro nível em uma escala de cinco.
Ao longo da tarde e da noite, foram registrados mais de 40 bolsões d’água em diferentes bairros. Também houve alagamento em vias da Pavuna, na Zona Norte, e da Vila Valqueire, na Zona Oeste.
Na Praia de Botafogo, na Zona Sul, uma árvore caiu na altura do Viaduto Pedro Álvares Cabral. Na estação Rubens Paiva do MetrôRio, a calha não suportou a quantidade de água e os passageiros precisaram abrir o guarda-chuva mesmo dentro da estação.
A operação dos trens também foi afetada pela chuva. O temporal provocou a interdição temporária de estações da SuperVia e os ramais Belford Roxo e Santa Cruz chegaram a operar de forma parcial.
Em Maricá, na Região Metropolitana, um caminhão-pipa tombou e interditou totalmente a Serra do Mato Grosso. O motorista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e liberado sem ferimentos graves.
Em Nova Friburgo, na Região Serrana, uma unidade de saúde da família foi interditada após um deslizamento de terra. Segundo a prefeitura, não houve feridos e o atendimento passou a ser realizado em outro posto da região.
A queima de fogos da virada do ano também pode ser debaixo de chuva no Rio de Janeiro. Segundo a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, o canal de umidade que permitiu a formação de nuvens carregadas deve continuar atuando sobre a cidade pelo menos até o fim de semana.
De acordo com a ClimaTempo, chuvas fortes e volumosas também devem atingir o Sul Fluminense e a Região Serrana do Rio. Nesta sexta, a previsão é de sol com muitas nuvens durante todo o dia, com chuva a qualquer hora.