Bolsonaro sai de moto, passa em jogo de várzea e acena a motoristas
Vai a jogo de futebol na periferia
Posa para fotos de apoiadores
Segurança tenta evitar perguntas
“Só imagens”, pede a jornalistas
O presidente Jair Bolsonaro saiu de moto do Palácio da Alvorada às 9h44 deste domingo (10.jan.2021). Fez um passeio por áreas periféricas na região norte do Distrito Federal.
Uma das paradas foi em jogo de futebol no Paranoá, a 30 km do centro de Brasília.
A partida era entre os times América e Paranoano, formados no bairro, válida por um torneio amador local –tipo de competição conhecida como campeonato de várzea.
Bolsonaro chegou às 10h23, quando os jogadores se posicionavam. Alguns deixaram a posição para tirar fotos com o presidente. Depois de alguns minutos o árbitro começou a chamar os jogadores para que a partida tivesse início.
Bolsonaro também falou com apoiadores, que tiraram fotos com o presidente. Houve uma aglomeração. Ele e a maior parte das pessoas estavam sem máscara. Bolsonaro subiu em sua moto e foi embora antes do jogo começar.
A equipe de segurança não deixou a imprensa se aproximar do chefe do Executivo em nenhuma de suas paradas pela cidade. Depois do Paranóa, o presidente parou em um posto da Polícia Rodoviária do Distrito Federal. Chegou por volta das 10h40 e deixou o local 10h52.
Lá, falou com agentes e ficou parado na beira da estrada acenando para motoristas. Repórteres gritaram perguntas para o presidente, que não as respondeu. Um dos seguranças se aproximou e tentou impedir que questionamentos fossem feitos: “Só imagens, por favor”, disse.
Alguns motoristas gritaram palavras hostis ao presidente, mas a maioria das reações à sua presença no local foi positiva.
Mais cedo, Bolsonaro havia passado pela Torre de TV Digital de Brasília, nas proximidades do Paranoá. Há outra torre de TV, no centro da cidade.
A última parada de Bolsonaro foi em uma barraca de cachorro quente na orla da ponte Juscelino Kubitschek, ponto turístico de Brasília. Não comeu. Houve fila de apoiadores para tirar fotos com o presidente, que seguia sem máscara.
Depois da parada na ponte JK, Bolsonaro voltou ao Palácio da Alvorada. Chegou à residência oficial 11h20. Convidou um grupo de apoiadores para entrar no jardim do Palácio e falou com eles. Depois, recolheu-se.