58% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia dos Namorados, diz CNDL
Pesquisa mostrou que 27% deste total vão comprar presentes mesmo estando com contas atrasadas
O Dia dos Namorados é comemorado nacionalmente no dia 12 de junho, e a data está sendo vista como uma oportunidade para aquecer o comércio. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos brasileiros pretendem presentear os parceiros nesta semana. Isso deve movimentar mais de R$ 18 bilhões na economia.
A pesquisa mostrou que 27% deste total vão comprar presentes mesmo estando com contas atrasadas. O preço médio que deve ser gasto é de R$ 196. O levantamento revelou que vestuários, cosméticos e perfumes estão entre os ítens mais procurados pelos casais.
Além disso, mais de 30% optaram pelas compras pot mrio de e-commerce, avanço de 20% em relação ao período pré-pandemia.
No entanto, o impacto da pandemia de Covid-19 na renda dos brasileiros também foi identificado na pesquisa, visto que 40% da amostra respondeu que, mesmo tendo um parceiro ou parceira, não teriam condições de presenteá-los neste ano. Mais metade atribuem à pandemia a falta de reserva financeira.
A realidade atual e a necessidade de manter-se em isolamento social, evitando a ida aos shoppings e comércio de rua, têm influenciado diretamente no hábito de consumo, por isso mais da metade das pessoas devem optar por fazer a comemoração em casa, mesmo com restaurantes e bares abertos.