TO registra cinco afogamentos em dois meses; Bombeiros alertam para acidentes durante o carnaval

Obrigatoriamente, para quem vai para os rios, lagos e represas com embarcações, deve-se usar colete salva-vidas.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O Corpo de Bombeiros emitiu um alerta para evitar afogamentos em retiros e comemorações de carnaval, em piscinas, lagos e rios. Em 2019, não houve registros no Tocantins no período do carnaval, mas durante todo ano foram 62 mortes por afogamentos. Nesses dois primeiros meses de 2020, cinco mortes foram registradas no estado.

Veja as dicas abaixo:

Os lagos, represas e rios são os que mais devem ter estado de alerta para se evitar afogamentos. “Para o organizador se antecipar a esse fato [afogamento] é importante ter uma boia amarrada a uma corda, saber a profundidade do local e orientar as pessoas a tomar banho apenas onde há profundidade segura” orienta o major Antônio Luiz Soares da Silva.

É importante sempre ter colete salva-vidas, caixa de primeiros socorros, boias amarradas a um pedaço de corda e outros itens de segurança, todos à vista e em local de fácil acesso e uso.

A corporação não recomenda: nadar e se afastar das demais pessoas, fazer brincadeiras de travessias em locais com correntezas, bem como saltar de elevações.

Conforme o major Soares, durante os eventos, seja carnaval ou retiros, as crianças também merecem cuidados especiais. A orientação é que elas não fiquem sozinhas, sobretudo na água. “Não deixar a criança tomar banho sozinha e de preferência, sempre que ela for para a água, ela esteja de colete salva-vidas e tenha um adulto à distância máxima de um braço”, explica.

Segundo o major, os foliões que gostam de ingerir bebidas alcoólicas, a recomendação é não ir para a água para nadar. “Se for, que seja em local de profundidade segura e acompanhados por alguém que possa fazer o socorro”, orienta o major.

Obrigatoriamente, para quem vai para os rios, lagos e represas com embarcações, deve-se usar colete salva-vidas.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também