Sites do Governo do Tocantins já estão disponíveis e Polícia Civil investiga autoria de ataque hacker
Após um ataque hacker atingir todos os sites do Governo no Tocantins, a páginas voltaram ao ar no início da tarde desta quarta-feira (18). O crime aconteceu por volta das 20h terça-feira (17), quando foram modificados os conteúdos. A Polícia Civil está investigando o caso.
O site oficial do governo tinha diversas montagens mostrando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito democraticamente em 2022, em uma prisão e usando uma camiseta da seleção brasileira.
Em um dos espaços que geralmente é reservado para as reportagens oficiais, a mesma montagem tem como título as palavras “Fora Lula”.
Pouco tempo após publicação das montagens, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) retirou as páginas do ar e só voltou a ativar por volta das 12h desta quarta-feira (18).
Em nota, a ATI disse que a ação criminosa não causou o vazamento ou perda de informações do governo.
A Divisão Especializada na Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC) já começou a investigar a origem do ataque para descobrir os autores.
Leia, abaixo, a íntegra da nota do Governo do Tocantins
A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) informa que os sites do Governo do Tocantins estão ativos novamente e que a Polícia Civil já deu início às investigações para identificação da origem e dos autores do ataque hacker aos sites.
O Governo ressalta também que verificou que a ação criminosa não causou o vazamento ou perda de nenhuma informação.