Sepot promove encontro entre gestores indígenas do Tocantins

Encontro ocorreu nesta quarta-feira, 16, e teve como objetivo apresentar as propostas da secretaria, alinhar e construir uma rede para implementação de políticas públicas aos povos indígenas

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Gestores indígenas federais, estaduais e municipais se reuniram nesta quarta-feira, 16, com a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Werreria, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

Promovido pela Sepot, o encontro teve como objetivos apresentar as propostas da secretaria, alinhar e construir uma rede para implementação de políticas públicas aos povos indígenas. Foram convidados indígenas em postos de gestão na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Araguaia e Tocantins, bem como servidores indígenas do Poder Executivo e legislativo estadual.

“Reafirmamos o compromisso, enquanto gestores, de lutarmos juntos para unir forças, porque sabemos que temos uma oportunidade única e os desafios são muito grandes. O momento representa a união dos órgãos, com o objetivo de fazer a diferença e mudar a história de negligência para com os povos originários. Queremos realizar as transformações que o nosso povo precisa”, destacou a secretária Narubia Werreria.

Inicialmente, foram concedidos momentos de fala para todas as pessoas se apresentarem e compartilharem os trabalhos desenvolvidos em suas instituições. A secretária expôs a missão, a visão, os objetivos, a estrutura e as principais ações da Pasta desde a sua criação, em janeiro deste ano.

Momento histórico

Representando o DSEI Araguaia, Curerrete Waritirre Karajá avaliou a reunião como um momento histórico e recordou a luta e a resistência do movimento indígena no Brasil. “Fico emocionado de hoje ver essa possibilidade. A criação da secretaria é histórica. Fico alegre, porque estou vivenciando esse processo”, pontuou, ao recordar a participação dele e dos colegas no movimento estudantil na época da elaboração da Constituição Federal.

Demandas e encaminhamentos

Os principais temas abordados pelos gestores foram os desafios operacionais e de recurso de cada entidade; fiscalização nos territórios; violência contra as mulheres e crianças indígenas; alto índice de alcoolismo; infraestrutura das estradas; sistema de água; fortalecimento do acesso à saúde; parcerias municipais; produção agrícola; saúde mental e cultura.

A secretária informou que será criado um Grupo Técnico entre os gestores indígenas e a equipe técnica das instituições, para construção de uma agenda conjunta, simultaneamente a criação de uma rede de proteção e segurança dos povos indígenas e, já em andamento, o acompanhamento e a parceria nas ações do DSEI Tocantins, como a proposta de criação de um AA Indígena.

Quanto à agricultura, há um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), no subprograma Produtos da Terra, para implantação de projetos em territórios indígenas e quilombolas, como a fábrica móvel de farinha. Há também articulação com outras secretarias e agências estaduais sobre infraestrutura, saneamento básico, acesso à saúde e cultura.

Na ocasião, o coordenador do DSEI Tocantins, Haratumã Javaé, anunciou a doação de um micro-ônibus para a Sepot.

Participaram da reunião, o coordenador da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Pedro Paulo Xerente; o coordenador do DSEI Araguaia, Haratumã Javaé; o secretário de Desenvolvimento dos Povos Indígenas de Tocantinia, Kleber Wairura Xerente; a secretária do Governo e Assuntos Indígenas de Lagoa da Confusão, Pedrina Neta Soares Carlos; a assessora parlamentar do deputado estadual Eduardo Mantoan, Vanessa Xerente; o professor da rede estadual, Frank Pohi Krahô; além de lideranças indígenas Javaé, Xerente, Krahô e servidores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

No período da tarde desta quarta-feira, 16, a Sepot recebe vereadores indígenas e prefeitos de municípios com territórios indígenas.

Edição: Victória Milhomem

Revisão Textual: Marynne Juliate

Secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, em reunião com gestores indígenas – Manoel Jr./Governo do Tocantins
Objetivos da reunião da Sepot com gestores indígenas foram apresentar a secretaria e alinhar uma rede para construção de políticas públicas – Manoel Jr./Governo do Tocantins
Gestores indígenas compartilharam desafios e encaminhamentos para a garantia dos direitos dos povos originários do Tocantins – Manoel Jr./Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte to
você pode gostar também