Sem licitação, governo fecha contrato de R$ 4,2 milhões por mês para transporte escolar
Contrato é temporário e vale por três meses. Empresa é da Bahia e nunca tinha atuado no Tocantins.
O Governo do Tocantins contratou, sem licitação, a empresa Atlântico Transportes para levar estudantes da zona rural até as escolas em 30 cidades no estado. O contrato é emergencial e foi feito após o anterior vencer. Ele foi publicado no último dia 20 de fevereiro, mas até o momento a empresa ainda não começou a atuar em todas as cidades da lista.
O valor do contrato é de R$ 4,2 milhões por mês e ele tem validade de três meses, enquanto é feita uma nova licitação. Onde já há ônibus sobram reclamações e denúncias. Em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, moradores que não quiseram gravar entrevista dizem que é comum os alunos viajarem de pé, já os assentos dos veículos são insuficientes.
Em todo o tocantins, cerca de 25 mil alunos moram na zona rural e a maior parte deles depende do transporte escolar terceirizado pelo estado pra conseguir chegar até a escola.
A nova empresa é da Bahia e nunca havia atuado no tocantins. A prestadora de serviços anterior chegou a paralisar as atividades em função de pagamentos atrasados. Na época o governo acionou a Justiça para tentar manter o transporte funcionando.
Segundo o governo do estado, assim que a nova licitação acabar e a nova empresa for definida, o contrato com a Atlântico Transportes deve ser encerrado.