Museu, hangar e até Praça dos Girassóis entram em lista de ‘áreas de segurança’ do governo
Alguns dos locais que entraram na lista são abertos à visitação pública. Casa Militar será responsável pelo controle de acesso.
O Governo do Tocantins publicou um decreto no Diário Oficial desta sexta-feira (28) criando ‘áreas de segurança estadual’ em Palmas e no Parque Estadual do Cantão. Na lista, estão prédios públicos, residências oficiais, um hangar, uma pista de pouso e até a Praça dos Girassóis.
Pela medida, a Casa Militar vai ficar responsável pela autorização para acesso de veículos, equipamentos e objetos nestes locais. Alguns deles, como a Praça dos Girassóis, o Palácio Araguaia e o Museu Palacinho, são abertos à visitação pública. A Secretaria de Comunicação disse que não devem haver mudanças no acesso da população a estes pontos.
Confira a lista
- O Palácio Araguaia
- A Praça dos Girassóis (Exceto as secretarias de estado, e prédios da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e a Catedral de Palmas)
- O Museu Palacinho
- O hangar do Estado (somente o espaço cedido pela Aeronáutica no Aeroporto de Palmas)
- A Unidade de Recepção do Cantão (A área de uso do governo e a pista de pouso no parque)
- As residências definidas como oficiais no Estado do Tocantins (Qualquer casa em que morem o governador ou o vice em caráter permanente)
Segundo o decreto, para que o acesso seja permitido ele “deverá ser autorizado formalmente pelo Secretário-Chefe da Casa Militar, ou a quem este delegar, no respectivo órgão, após inspeção do serviço de segurança”.
A Casa Militar também vai poder pedir apoio logístico de outros órgãos municipais, estaduais e federais em caso de necessidade.
O texto não trouxe uma justificativa para as medidas. Em alguns dos pontos citados, como no Palácio Araguaia e nas residências oficiais, o controle de acesso e a segurança já eram responsabilidade da Casa Militar.
O texto do decreto foi assinado pelo governador Mauro Carlesse (DEM), pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e pelo secretário-chefe da Casa Militar, Julio Manoel da Silva Neto.