Mães denunciam falta de materiais em maternidade e dizem que enfermeiros estão comprando luvas para tratar pacientes

Desabastecimento estaria acontecendo na Maternidade Dona Regina, a maior maternidade pública do Tocantins. Secretaria de Saúde negou a falta de insumos.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Mães com filhos internados no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, denunciam a falta de materiais básicos, como luvas, gazes e sondas. Elas contam que profissional da saúde usam o próprio dinheiro para comprar insumos.

A manicure Layane Lara está angustiada. A filha dela, recém-nascida, está internada há cinco dias na Unidade Intermediária (UI). A mãe disse que profissionais da saúde chegam a fazer vaquinha e tiram dinheiro do próprio bolso para comprar materiais.

“Já vi até enfermeira tirando [dinheiro] do próprio bolso, chegando com caixas de luva com medo de pegar infecção ou de infectar uma criança”, ressaltou.

A cabeleireira Joyce Dara também está preocupada com a situação. A filha dela está no hospital há mais de 30 dias.

“Minha filha está aqui já tem 35 dias, ela este na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e agora está na UI [Unidade Intermediária]. E durante todo esse tempo está faltando todo o material, luva, gaze, a sonda para tomar leite. A gente vai atrás, pergunta, eles falam que estão sem material, quando vão reclamar com alguém de cima, fala que tem material, por que não chega?”.

O hospital é a principal e maior unidade pública do estado no que se refere a partos e no atendimento à recém-nascidos. No entanto, as mães reclamam que o local está sem estrutura para atender os pacientes.

“Minha filha tem uma bactéria no joelho, isso já é um problema. E se pega outra bactéria do hospital, não vai dificultar? Posso até perder a minha filha”, reclamou Joyce.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a falta de insumos e escassez de insumos no mercado nacional e mundial, ainda mantem estoque para os atendimentos aos pacientes.

Ressaltou que está fazendo todos os esforços para manter atendimentos regulares e nenhum paciente ficou desassistido, segundo a secretaria.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também