Léo Barbosa é eleito presidente da Assembleia para o 2º Biênio
A mesa diretora do 2º biênio da 10ª Legislatura da Assembleia Leguslativa do Tocantins também foi escolhida na tarde desta quarta-feira, 1º.
O deputado Léo Barbosa, filho do governador Wanderlei Barbosa, foi eleito por unanimidade para a presidência da Casa pelo período de 1º de fevereiro de 2025 a s 31 de janeiro de 2027
A eleição também confirmou o deputado Cleiton Cardoso na vice-presidência.
Veja como ficou a nova mesa diretora
Presidente – Léo Barbosa (Republicanos)
1º Vice-Presidente – Cleiton Cardoso (Republicanos)
2º Vice-Presidente – Vanda Monteiro (UB)
1º Secretário – Fabion Gomes (PL)
2ª Secretário – Eduardo Mantoan (PSDB)
3º Secretário – Jair Farias (UB)
4º Secretário – Wiston Gomes (PSD)
Perfil do presidente
Yhgor Leonardo Castro Leite, mais conhecido como Léo Barbosa, nasceu 1989 na cidade de Porto Nacional (TO) e cresceu no distrito de Taquaruçu em Palmas.
Filho de Anita Castro e Wanderlei Barbosa Castro, Léo ingressou na vida política em 2016, ano em que disputou pela primeira vez um cargo eletivo e foi eleito como vereador de Palmas. Permaneceu na Câmara municipal da capital por dois anos e durante este período ocupou a vice-presidência da Casa de Leis.
Em 2019, ele assumiu o seu primeiro mandato no legislativo estadual como o deputado mais bem votado do pleito, com 23.477 votos, e em 2022 foi reeleito como o mais bem votado da história do Tocantins, com 32.872 votos.
Na Assembleia Legislativa, foi 2° vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Sua trajetória política tem sido marcada pela atuação em diversas áreas, como educação, saúde, fortalecimento do esporte tocantinense e a luta pela garantia de direitos para pessoas com deficiência.
Léo é casado com Allyne Castro e pai da Cecília e do João Vicente.