Gurupi recebe nesta 6ª audiência pública para debater Transbananal com presença de ministro e governadores de MT e TO

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Com a presença confirmada do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Gurupi recebe nesta sexta-feira, 18, a audiência pública para debater a construção da rodovia TO-500, que vai da Ilha do Bananal de Formoso do Araguaia (TO) a São Félix (MT). Os governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), também estarão presentes na discussão. O trecho é considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola do Tocantins e do centro do Brasil.

Trajeto para exportação

Coluna do CT conversou o engenheiro José Rubens Mazzaro, um dos maiores entusiastas do projeto e coordenador das Obras de Manutenção da TO-0500, Travessia da Ilha do Bananal, que, explicou, existe desde 1973, quando passou a constar do Plano Nacional de Aviação do que seria hoje o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A obra custa R$ 1,5 bilhão e será construída pela iniciativa privada através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Com a travessia pela Ilha do Bananal, o especialista projeta uma economia de 4 mil quilômetros de trajeto para entregar a carga para exportação.

Muda a logística

Mazzaro tenta há 20 anos viabilizar a obra que, segundo defende, vai mudar a logística do Centro-Norte do País. Conforme o especialista, o que inicialmente era uma simples proposta rodoviária se tornou um projeto estruturante de desenvolvimento regional. “É uma obra muito importante para o sul do Tocantins, para todo o Estado, Mato Grosso e para o Brasil porque vai permitir uma intermodalidade com a Ferrovia Norte-Sul”, explicou. 

Confira a entrevista com José Rubens Mazzaro:

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte clebertoledo
você pode gostar também