Governo do Tocantins desenvolve ações de saúde nas comunidades quilombolas da região sudeste

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), participa, até esta sexta-feira, 1° de março, do projeto Território de Tradição e de Direitos – Promoção de Direitos nas Aldeias, Quilombos e Comunidades Tradicionais, que tem como objetivo levar serviços para essas comunidades. As áreas técnicas de Vigilância Sanitária, Diretoria de Atenção Primária à Saúde e do Programa Diversidade na Saúde da SES-TO participam do projeto com palestras e orientações.

A ação iniciou na segunda-feira, 26, nas comunidades quilombolas dos municípios de Almas, Dianópolis e Porto Alegre, e é promovida pela Defensoria Pública do Tocantins. “A SES-TO está participando dessa importante ação e, durante esses dias, vamos levar, aos moradores locais, orientações sobre os impactos à saúde humana causados por alterações e fatores condicionantes e determinantes do meio ambiente, compreendendo água, ar e solo, bem como os riscos que tais alterações possam causar no âmbito das comunidades visitadas”, destaca a enfermeira da Diretoria de Atenção Primária, Juliana Paiva.

”Só temos a agradecer às equipes que vieram conhecer a nossa realidade e trazer alguns serviços que a gente não tem aqui com tanta facilidade. Além disso, as orientações repassadas são muito importantes para a nossa saúde e esperamos que venham mais vezes”, frisa a moradora da comunidade Quilombola Lajeado, em Dianópolis, Juarina Caldeira dos Santos.

Parceiros

Além da SES-TO, a ação tem como parceiros a Defensoria Pública da União (DPU); o Instituto de Identificação, da Secretaria de Estado da Segurança Pública; a Receita Federal; a Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas; a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais; a Energisa; e prefeituras dos municípios de Almas, Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins.

Programação

Nesta terça-feira, 27, as equipes de trabalho estão na Comunidade Quilombola Laginha; e nesta quarta-feira, 28, estará na Comunidade Quilombola São Joaquim, ambas em Porto Alegre do Tocantins. Nesta quinta-feira, 29, as atividades ocorrerão na Comunidade Quilombola Baião; e na sexta, 1° de março, na Comunidade Quilombola Poço D’Antas, em Almas.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Comunidade Quilombola Lajeado, em Dianópolis, foi a primeira a ser atendida – SES/Governo do Tocantins
Servidores das áreas técnicas de Vigilância Sanitária, Diretoria de Atenção Primária à Saúde e do Programa Diversidade na Saúde participam da ação – SES/Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte to
você pode gostar também