Governo derruba decreto que flexibilizou abertura do comércio e torna uso de máscaras obrigatório no Tocantins
Mudanças foram adiantas por Rolf Vidal, Secretário da Casa Civil, nas redes sociais. Ritmo de contaminação no estado acelerou na última semana.
O Governo do Tocantins decidiu recuar após o ritmo de contágio pelo novo coronavírus se acelerar no estado e derrubou o decreto que recomenda a flexibilização do funcionamento do comércio. Também foi tomada uma medida para tornar obrigatório o uso de máscaras em todo o território do estado. As mudanças tinham sido adiantadas pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, no Twitter mais cedo.
O novo decreto, que deve ser publicado no Diário Oficial desta terça-feira (5) recomenda o ‘distanciamento social ampliado’, que significa que apenas serviços essenciais devem ter o funcionamento mantido. Como se trata de uma recomendação, a adoção da medida vai depender de cada prefeitura. Em Palmas e Araguaína, as cidades mais afetadas pela Covid-19 no estado, o comércio não essencial está fechado.
Foi debatido no Comitê de Crise a evolução do COVID-19, os dados da Secretária Estadual de Saúde sobre as condicionantes de funcionamento do Sistema Estadual de Saúde (Leitos, respiradores…) e sua ampliação, bem como a revisão da estratégia de medida de distanciamento social; +
— Rolf Vidal (@rolfvidal) May 5, 2020
Também estão previstas, de acordo com o secretário, medidas como o reforço e implantação de barreiras sanitárias nas divisas e campanhas de comunicação. Ele não divulgou a partir de quando as novas medidas entram em vigor.
A decisão foi tomada pelo Comitê de Crise após analisarem os dados de contaminação pela doença nos últimos dias. Ao longo da semana passada foi observado que o avanço da pandemia se acelerou no Tocantins. Nesta terça-feira (5) o estado passou de 300 casos confirmados de Covid-19 e já tem registrados sete óbitos causados pela doença.
No âmbito normativo, em elaboração de decreto que (i) recomenda a adoção da estratégia de Distanciamento Social Ampliado e consequente revogação do Decreto nº 6.083/2020, (ii) determina a obrigatoriedade de máscaras em todo território estadual. +
— Rolf Vidal (@rolfvidal) May 5, 2020