Governo anuncia novos membros do 1º escalão; Silva Neto assume Comando Geral da PM
Dois ex-prefeitos também foram anunciados pelo governador.
O governador Mauro Carlesse (DEM) anunciou, nesta terça-feira (2), novas mudanças no primeiro escalão do Governo do Estado como parte da reforma administrativa que vem sendo anunciada desde o início do ano.
O ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, assume a presidência da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, cargo que era ocupado cumulativamente pelo secretário Tom Lyra, da Indústria e Comércio.
Mariano foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos [2013 a 2020] e também presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).
O ex-prefeito de Porto Nacional por três mandatos, Otoniel Andrade (PTB), foi anunciado como secretário extraordinário de Políticas Descentralizadas. Ele é irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), e tentou retornar à Prefeitura de Porto nas Eleições 2020, mas saiu derrotado. Otoniel é formado em engenharia civil e foi também deputado estadual, eleito em 1990 e reeleito em 1994 como o mais votado do Tocantins.
O atual secretário Executivo do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva Moura, será o novo titular da Secretaria do Planejamento e Orçamento, pasta que será recriada com o desmembramento da Fazenda por meio de Medida Provisória. A junção das secretarias havia sido feita em 2018 no início do atual governo.
Outra mudança no primeiro escalão é a nomeação do Coronel Júlio Manoel da Silva Neto como Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins no lugar do também Coronel Jaizon Veras, que irá para a reserva remunerada. Silva Neto já foi comandante do 2º Batalhão da PM em Araguaína, onde fez um trabalho bastante elogiado pela população, e atualmente estava no cargo de secretário chefe da Casa Militar.