Fiscalização integrada volta a percorrer áreas de Palmas e Parque Estadual de Lajeado para prevenir incêndios

Uso do fogo continua proibido mesmo após chuvas terem sido registradas nos últimos dias. Visitas serão feitas nesta quinta-feira (15).

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Mesmo com o registro de chuvas em quase todo o estado, nos últimos dias, a utilização do fogo continua proibida até o dia 13 de novembro. Nesta quinta-feira (15) ás áreas no entorno de Palmas e do Parque Estadual do Lajeado serão visitadas novamente durante a operação integrada de Fiscalização Contra os Incêndios Florestais.

A Operação Integrada é uma ação da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com os órgãos que integram o Comitê Estadual do Fogo.

Além de alertar para a restrição ao uso do fogo, as equipes de fiscalização vão percorrer áreas com focos de queimadas fotografadas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE).

A operação vem sendo realizada em várias regiões do estado nas últimas semanas. Em muitos casos o fogo está sendo utilizado para limpeza de áreas de pastagem ou como forma para preparar o solo para lavouras.

Agentes conversaram com moradores e alertaram para proibição ao uso do fogo — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Esse tipo de irregularidade foi comprovada em Dianópolis, onde as equipes de fiscalização estiveram na semana passada.

A operação tem apoio do Exército Brasileiro, Naturatins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Ministério Público Estadual. Na região central do estado a fiscalização ainda conta com apoio da Marinha do Brasil e a Guarda Metropolitana de Palmas.

Risco de queimadas continua

 

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas registradas no final de semana apagaram muitos focos de queimadas. Entre sexta-feira (9) e segunda-feira (12) foram registrados apenas 34 focos de calor. Enquanto dias atrás esse número era registrado em poucas horas.

Apesar do alívio, a previsão é que as chuvas vão paralisar novamente nos próximos dias e o sol intenso volte a aparecer. Com a vegetação seca o risco de fogo aumenta novamente.

“Pode ser que, com isso, muitos produtores rurais ou criadores de gado tenham a intenção de usar as queimadas. Porém, voltamos a alertar que essa é uma prática proibida até o dia 13 de novembro”, concluiu o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também