Ex-deputado pelo Tocantins e governador de Goiás, Ary Valadão morre aos 102 anos
Com a criação do Tocantins foi eleito deputado federal em 1988.
Ex-deputado federal do Tocantins e ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão faleceu na manhã desta segunda-feira (9/8), em Goiânia, aos 102 anos de idade. Segundo a família, a morte foi em decorrência de uma pneumonia que ele vinha enfrentando nas últimas semanas.
O ex-governador estava em casa quando faleceu. Assim que recebeu o diagnóstico da pneumonia, a equipe médica receitou medicamentos e orientou que ele não fosse hospitalizado. Ary havia sido internado semanas antes por causa de uma queda que sofreu em casa, mas não chegou a ter fraturas.
Ary Valadão foi governador de Goiás, entre 1979 e 1983, e possui uma longa trajetória pública: foi deputado federal por vários mandatos, um pelo Tocantins e três por Goiás, e foi, ainda, deputado estadual e exerceu o cargo de secretário do Interior e Justiça de Goiás.
Muitas obras existentes atualmente no Tocantins, incluindo escolas e delegacias, foram construídas durante o governo de Valadão, quando o estado ainda pertencia ao norte de Goiás.
Com a criação do Tocantins foi eleito deputado federal em 1988 e disputou a eleição ao Governo do Estado em 1990, mas foi derrotado na época. Ele também assinou a lei de emancipação de várias cidades tocantinenses.
Em nota de pesar, o governador Mauro Carlesse (PSL-TO) destacou a contribuição de Ary Valadão para o Tocantins. “Durante toda a sua vida se dedicou à causa pública e deixa um legado imenso para o Estado de Goiás e para o Brasil. No Tocantins, foi eleito deputado federal em 1989 e desenvolveu uma série de atividades econômicas na região da bacia hidrográfica do rio Tocantins. Sua trajetória foi marcada pela convicção com que defendia o interesse da população e por grandes obras nas áreas da educação, da infraestrutura e do agronegócio”, destacou.
Carreira política
Ele era natural de Anicuns, cidade que fica a 84 quilômetros de Goiânia e da qual foi prefeito no final dos anos 1940. Ary foi filiado ao partido União Democrática Nacional (UDN), era formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e exercia, ainda, as funções de empresário e agricultor.
Ary teve cinco filhos. Um deles, Maurício Valadão, morreu em um acidente de carro em 2019, na BR-070, em Jussara, Goiás.
Segundo a família, Ary Valadão tem dois registros de nascimento e, em um deles, teria 99 anos ( de 1921), mas a idade correta é a data de 14 de novembro de 1918. Nascido em Anicuns, foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 1947 e 1951 e 1955 e 1959.
Elegeu-se deputado estadual em 1959. Ary Valadão se reelegeu por mais duas vezes. Ainda no legislativo, foi deputado federal por três mandatos consecutivos por Goiás, de 1967 a 1979.
No executivo, ele foi eleito indiretamente para o cargo de governador de Goiás e administrou o estado entre 1979 e 1983. Segundo a família, ele encerrou a carreira política com 80 anos, quando não quis mais ser político.
NOTA DE PESAR
“É com profunda tristeza que manifesto pesar pelo falecimento do ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, ocorrido nesta segunda-feira, 9, em Goiânia.
Ary Valadão, durante toda a sua vida, se dedicou à causa pública e deixa um legado imenso para o Estado de Goiás e para o Brasil. No Tocantins, foi eleito deputado federal em 1989 e desenvolveu uma série de atividades econômicas na região da bacia hidrográfica do rio Tocantins. Sua trajetória foi marcada pela convicção com que defendia o interesse da população e por grandes obras nas áreas da educação, da infraestrutura e do agronegócio.
Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, esposa, filhos, netos, bisnetos, demais familiares e todos que sofrem a perda desse grande amigo.
Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins“