Em solenidade ao Dia dos Bombeiros, governador em exercício Amélio Cayres recebe honraria da corporação e assina promoção de militares
O governador em exercício, Amélio Cayres, participou da solenidade comemorativa ao Dia do Bombeiro, realizada na noite desta segunda-feira, 1° de julho, na sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), em Palmas. A celebração, alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorada oficialmente em 2 de julho, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Durante o evento, Amélio Cayres recebeu a Comenda Amigo do Bombeiro, uma honraria concedida àqueles que contribuem significativamente para a corporação.
“Como governador em exercício, é uma honra participar dessa solenidade do Dia Nacional do Corpo de Bombeiros. Mais do que uma profissão, é um sacerdócio cuidar da vida das pessoas, colocando a própria vida em risco para salvar outras. Recebo com muita felicidade o Título Honorífico Amigo do Bombeiro e assino a promoção de 22 aspirantes a oficiais para o posto de segundo-tenente QOBM. Deixo aqui meu abraço a todos os bombeiros militares, em nome do governador Wanderlei Barbosa, que se empenha para ampliar todos os setores do estado”, destacou Amélio Cayres.
O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou que a solenidade celebra não apenas a coragem e a dedicação dos bombeiros, mas também reconhece os verdadeiros amigos da corporação. “Hoje, comemoramos o Dia Nacional do Bombeiro, um dia muito importante para nós. Tivemos uma semana festiva que culmina com a promoção de aspirantes, a formação dos bombeiros mirins, a entrega de medalhas e títulos de Amigo do Bombeiro para o governador Wanderlei Barbosa, o governador em exercício Amélio Cayres e outras autoridades. O apoio do nosso governo é fundamental para os bombeiros do Tocantins”, frisou o coronel Peterson Ornelas.
Promoção dos Aspirantes a Oficiais
Durante a solenidade, foi realizada a promoção dos 22 aspirantes a oficial, ato assinado pelo governador em exercício, Amélio Cayres. A promoção, baseada no critério de antiguidade no Quadro de Oficiais Bombeiros Militares (QOBM), eleva os aspirantes ao posto de segundo-tenente QOBM. “É um reconhecimento importante da corporação. Fomos convocados em 2021 após o concurso daquele ano e o Estado estava, há muito tempo, sem realizar concurso para oficial combatente. Hoje [segunda, 1° de julho] nos tornamos oficiais, nos especializando para melhorar o atendimento à sociedade tocantinense. Agradecemos ao Governo do Tocantins por esse reconhecimento”, ressaltou o segundo-tenente Fabrício Cordeiro.
Os 22 militares aprovados no concurso público realizado pelo CBMTO, autorizado pelo governador Wanderlei Barbosa, formaram-se no início deste ano após dois anos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) nos Corpos de Bombeiros Militares do Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Bombeiro Mirim
Um dos destaques da noite foi a formatura da 4ª turma do Projeto Educacional Bombeiro Mirim, um programa voltado para crianças de 12 a 14 anos que promove valores de cidadania e preparação básica em emergências. “É muito gratificante ser uma bombeira mirim e dar esse orgulho aos meus pais. Agradeço à sargento Julie, coordenadora do Proebom, que nos ensinou sobre salvamento, ética, cidadania e outras experiências que nos tornaram cidadãos melhores”, declarou emocionada a aluna destaque do programa, Mayara Matos.
Comenda Amigo do Bombeiro
O Título Honorífico Amigo do Bombeiro, baseado na Lei n° 2.265 de 21 de dezembro de 2010, reconhece formalmente aqueles que contribuem para o crescimento e a segurança da corporação e da população tocantinense. Além do governador em exercício, Amélio Cayres, outras autoridades civis e militares foram agraciadas com a comenda. Dentre elas, servidores e gestores do Governo do Tocantins.
Semana do Bombeiro
A semana que antecedeu a cerimônia foi marcada pela Semana do Bombeiro, que incluiu uma série de atividades militares, sociais e esportivas, como a Corrida da Tocha, o Arraiá do Fogo, a Corridinha do Fogo para crianças e a tradicional Corrida do Fogo, envolvendo bombeiros militares, militares do Exército Brasileiro, policiais militares, guardas metropolitanos e policiais civis.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate