Defensoria Pública receberá R$ 3,6 milhões para construção de novos núcleos no interior do estado
Colinas, Alvorada e Itacajá estão entre os municípios beneficiados.
Os deputados federais Lázaro Botelho, Antônio Andrade e Vicentinho Júnior anunciaram a destinação de R$ 1,2 milhão, cada, à Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) para a construção de sedes próprias da instituição no interior do Tocantins.
O anúncio foi feito aos membros da administração superior da Defensoria Pública, que realizaram uma visita institucional a deputados e senadores da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional.
A defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, e o 1º subdefensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, foram recebidos em Brasília pelos parlamentares. Na oportunidade, os deputados anunciaram o interesse em destinar emendas para o exercício de 2024 para a construção de sedes próprias e sustentáveis da instituição. As visitas institucionais foram acompanhadas pelo coordenador de Contratos e Convênios da DPE-TO, Sydney Fabio Araújo Pinto.
Essas unidades próprias substituirão imóveis alugados e vão integrar o projeto Econúcleos da DPE-TO. A emenda de Lázaro Botelho será para a construção da sede própria da Defensoria Pública em Colinas do Tocantins. Já a emenda de Antônio Andrade, conforme o parlamentar, deve ser destinada à implantação dos Econúcleos de Alvorada e Itacajá. Vicentinho Junior, que já é parceiro do projeto com emendas já destinadas aos Econúcleo de Natividade e Taguatinga, ainda vai anunciar os novos municípios a receberem o recurso federal.
Após as visitas institucionais, Estellamaris Postal expressou o agradecimento aos deputados federais pela sensibilidade em destinar recursos que vão impactar diretamente as pessoas assistidas pela Defensoria Pública. “Em nome da instituição, dos membros e dos integrantes da Defensoria Pública e também em nome dos nossos assistidos, quero agradecer imensamente essa parceria que se firma”, destacou a Defensora Pública-Geral.
Relações institucionais
Na agenda institucional em Brasília, os membros da administração superior também estiveram com o deputado Filipe Martins, bem como foram recebidos nos gabinetes da senadora Professora Dorinha e do senador Eduardo Gomes, que também demonstraram interesse em apoiar a instituição em projetos e programas no Tocantins. Professora Dorinha e Eduardo Gomes já são parceiros do projeto nas sedes em implantação neste ano.