Comando da PM anuncia retomada de concurso para 1000 vagas na corporação

A Polícia Militar já havia realizado a primeira fase do concurso ano passado, mas após o surgimento de irregularidades na aplicação da prova, em abril desse ano o foi anunciado o cancelamento definitivo do certame.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

A Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na tarde dessa quinta-feira, 24, sessão solene em homenagem aos 30 anos das polícias Militar e Civil do Tocantins. Durante o evento, o comandante geral da PM, Coronel Jaízon Veras Barbosa, anunciou que será retomado o concurso para 1000 vagas para preenchimento de vagas na corporação, mas não revelou nenhuma data específica.

A Polícia Militar já havia realizado a primeira fase do concurso ano passado, mas após o surgimento de irregularidades na aplicação da prova, em abril desse ano o foi anunciado o cancelamento definitivo do certame. Mais de 70 mil candidatos fizeram a avaliação escrita. Segundo a PM, a AOCP desrespeitou cláusulas do contrato que diziam respeito a segurança de envelopes e a quebra do sigilo das provas.

Sessão

A referida sessão ocorreu através de solicitação da deputada Luana Ribeiro (PSDB). Ao justificar, a parlamentar destacou o importante trabalho realizado pelas instituições. “As polícias Civil e Militar são os pilares da segurança pública do Estado”, ressaltou no requerimento aprovado, reforçando a função dos policiais como “verdadeiros guerreiros”.

Polícia Civil

De acordo com o documento, a Polícia Civil do Tocantins foi criada em 1988, com o aproveitamento de policiais civis de Goiás. “Em 1991, foi realizado o primeiro concurso público para carreira policial, garantindo mais segurança jurídica aos atos processuais. Notadamente, o reconhecimento desta instituição foi confirmado por esta Casa de Leis com a produção da Lei 1.654, em 06 de janeiro de 2015, a qual prevê o dia 21 de abril como dedicado ao policial civil”, diz a justificativa para a homenagem.

Polícia Militar

A instituição foi criada em 1º de janeiro de 1989 pelo então governador Siqueira Campos, oficializada pela Medida Provisória número 001, que definiu a estrutura organizacional do Poder Executivo do recém-criado Estado do Tocantins.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte primeirapagina
você pode gostar também