Com 365 dias a frente do Estado, Wanderlei comemora melhora na saúde e transparência na gestão
Governador completa um ano à frente do cargo com bons números na saúde, governança e integridade pública
Em um ano de gestão, segundo o governador, a transparência pública, a boa governança e a integridade norteiam sua administração. Uma das primeiras iniciativas de Barbosa, ao assumir a gestão em outubro de 2021, foi determinar, por meio do Decreto n° 6.344/2021, a realização de inspeção em órgãos e entidades para apurar possíveis irregularidades, além da promoção da defesa do patrimônio público e a transparência da gestão.
Na saúde,de outubro de 2021 até a primeira quinzena de outubro deste ano, foram realizados, nos 17 hospitais estaduais, cerca de 2,1 milhões de atendimentos ambulatoriais, consultas e atendimentos de urgência e mais de 8,6 mil cirurgias eletivas. A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) triplicou a realização de cirurgias eletivas, entregou equipamentos, implantou novos serviços, ampliou leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e manteve os repasses aos municípios em dia.
Para a realização dos atendimentos e a ampliação do número de cirurgias eletivas, a SES-TO adquiriu 10.644 equipamentos de baixa, média e alta complexidade como: aparelho de ultrassom, anestesia, mesa cirúrgica, arcos cirúrgicos, monitores, berços, poltronas, ar-condicionado, suporte para soro, raio-x, cadeiras de rodas, biombo e outros. Essas ações foram bancadas por um investimento superior a R$ 13,8 milhões.
O Estado também deu um salto na oferta dos leitos de tratamento intensivo. A quantidade de UTIs cresceu de 88 leitos adultos para 175, um aumento de 98%. Já o número de UTIs pediátricas – infantil e neonatal – subiu de 72 para 99, um crescimento de 37%.
Nas redes sociais o governador postou os bastidores da gravação de um vídeo em comemoração aos 365 dias à frente da gestão estadual. “Estamos motivados a trabalhar e fazer muito mais nos próximos 4 anos que estão por vir, atender bem a população tocantinense é a nossa prioridade”, compartilhou.