Centenas de camas hospitalares são largadas ao ar livre em terreno do governo do estado
Mobiliário hospitalar teria sido abandonado após Secretaria de Saúde comprar novas camas importadas. Flagrante foi feito em Palmas.
Camas hospitalares foram abandonadas ao ar livre em um terreno que pertence ao governo do estado, na Arne 41, na região norte de Palmas. Imagens do local mostram centenas de unidades amontoadas e sofrendo os efeitos do tempo. Algumas, aparentemente, ainda possuem condições de uso.
Os móveis hospitalares teriam sido deixados no local depois que o governo do estado comprou 590 camas novas e importadas. A compra custou R$ 13 milhões aos cofres públicos e é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual.
Questionada sobre o abandono, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que tem renovado o mobiliário das unidades hospitalares e que as camas substituídas serão avaliadas para um “possível reaproveitamento através de reformas, com recuperação de 186 unidades até o momento”.
Ainda segundo o governo, as camas recuperadas estão sendo redistribuídas para as unidades hospitalares em todo o Estado. “A SES destaca que as camas sucateadas foram encaminhadas para uma empresa especializada, em Palmas, a qual é responsável pela destinação correta seguindo um fluxo adequado sem qualquer risco de contaminação”, afirmou em nota.
O estado só não informou porque boa parte do mobiliário está a céu aberto ou se vai retirar as camas do local.