Barreiras sanitárias começam a funcionar em entradas de Gurupi
Estruturas foram chamadas de 'pit stop Covid-19'. São quatro pontos de apoio para controlar a entrada de caminhoneiros na cidade.
As barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Gurupi para monitorar a passagem dos caminhoneiros pela cidade começaram a funcionar no sul do Tocantins. O projeto, chamado de ‘pit stop Covid-19’, conta com quatro pontos de apoio em rodovias que cortam a cidade. Vários órgão de segurança integram as equipes que fazem os atendimentos.
Três paradas foram montadas na BR-153 (Trevo Sul, trevo da Rua 20 e Trevo da Rua 07) e uma na BR-242, na saída para Peixe. Cada uma delas conta com profissionais da área da saúde e de segurança, que abordarão os caminhoneiros.
Durante a abordagem, serão realizados testes rápidos, vacinação contra gripe, aferição de temperatura e um questionário com mapeamento geográfico de onde os caminhoneiros passaram antes de chegar a Gurupi.
A prefeitura decidiu tomar a medida porque houve casos de caminhoneiros de outros estados que acabaram pedindo ajuda no sistema de saúde do município após apresentar sintomas da doença. Pelo menos três tiveram o diagnóstico confirmado.
Além das barreiras, as aglomerações na cidade estão sendo monitoradas através de câmeras de segurança. A Polícia Militar tem acesso as imagens e pode atuar na dispersão.