Assembleia aprova projeto que inclui nome do ex-governador Siqueira Campos ao Palácio Araguaia
PL 295/2023 foi aprovada nos dois turnos de votação nesta quinta-feira (6). Sede do Executivo passará a se chamar Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Estado ainda não se manifestou sobre a mudança.
Um projeto de lei aprovado na manhã desta quinta-feira (6) vai incluir no nome do ex-governador José Wilson Siqueira Campos ao Palácio Araguaia. O político considerado o criador do Tocantins morreu na terça-feira (4) e segundo a Assembleia Legislativa, esta é uma homenagem ao primeiro governador eleito do estado.
O PL 295/2023 é de autoria dos 24 deputados estaduais da casa. Com a mudança o nome da sede do Executivo Estadual será Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. A lei entra em vigor a partir da publicação.
O g1 pediu posicionamento ao Governo do Estado para saber quando a mudança será sancionada e publicada no Diário Oficial, e aguarda resposta.
O projeto foi aprovado nas duas fases de votação e segundo o texto, todas as referências ao Palácio em documentos oficiais, placas, comunicações e atos governamentais terão que ter o novo nome, incluindo o do ex-governador, que morreu aos 94 anos.
“A medida também contribui para preservar a história do Tocantins e incentivar o conhecimento sobre sua formação, evolução e as personalidades que tiveram um papel significativo em sua construção. O nome “Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos” representará, portanto, um marco simbólico da luta e do comprometimento de um dos principais artífices da consolidação do estado”, diz trecho do PL.
Avenida
O nome da avenida Teotônio Segurado, em Palmas, também pode mudar para Siqueira Campos, em homenagem ao ex-governador. A Prefeitura de Palmas disse que está analisando se há alguma possibilidade para aplicar uma lei aprovada em 2009, pelo então prefeito Raul Filho, com esse objetivo.
Após a morte, o município afirmou que a Casa Civil, junto com a Procuradoria Geral do Município, está analisando a matéria para verificar se ainda existe algum impedimento legal para a mudança do nome da avenida.
Morte
Siqueira Campos morreu às 19h25 desta terça-feira (4), aos 94 anos. Ele estava internado desde o dia 29 de junho, na UTI de um hospital particular em Palmas e não resistiu após uma infecção generalizada. O ex-governador teve uma piora do quadro de saúde após ser diagnosticado com quadro infeccioso (septicemia) e crise renal aguda.
O corpo do político foi velado justamente no Palácio Araguaia, de onde comandou o Tocantins enquanto governador. As solenidades e despedidas aconteceram das 7h de quarta-feira (5) até por volta de 17h, quando seguiu em cortejo para o cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.
Por volta das 18h30, Siqueira Campos foi sepultado diante de orações, agradecimentos e aplausos, acompanhado por autoridades políticas, familiares e amigos.